Almap é a agência brasileira mais premiada, com total de oito Lápis, para cases como "Os Últimos Desejos da Kombi"

Foram concluídos na noite desta quarta-feira (22) os trabalhos do 25 júris do D&AD 2015. O Brasil foi premiado em 14 deles e conquistou um total de 44 Lápis. A distinção de cada Lápis só será revelada no próximo dia 21 de maio, na cerimônia de premiação. Eles podem ser Lápis de Madeira, equivalente a um prêmio de bronze, de Grafite (prata) ou o famoso Lápis Amarelo, que tem o valor de um prêmio de ouro.

O D&AD distribui ainda o Lápis Branco (White Pencil) concedido a trabalhos da área Creativity For Good. Nesta área, os prêmios também podem ser de Madeira ou de Grafite. Além disso, há ainda o Black Pencil (Lápis Preto), geralmente distribuído em um número extremamente reduzido, que é dado a trabalhos que representam uma inovação “inquestionável” – e também unânime – na avaliação de todos os 25 presidentes de cada um dos júris. Aliás, eles estão reunidos neste momento, no último dia da Judging Week, em Londres, para definir os trabalhos que podem receber o Black Pencil.

Reconhecido internacionalmente como uma competição muito rigorosa, o D&AD 2015 mostra mais uma vez que seus critérios seguem padrões que colocam muitas dificuldades para que os trabalhos inscritos alcancem chances de premiação. Todos os jurados que participam do festival são categóricos em afirmar que o “rigor” prevalece em todo o processo de avaliação.

O Brasil porém sai desta Judging Week com resultados positivos. Com os 44 Lápis conquistados, o país está com uma performance melhor que a do ano passado quando foram conquistados 37 prêmios. Neste ano, houve 712 inscrições brasileiras, 12% a mais do que em 2014. No total, o D&AD 2015 recebeu 22.224 inscrições. Os 25 júris reuniram 197 jurados de 34 países e contou com 13 brasileiros.

Os júris concederam um total de 848 Lápis (sem contar os Black Pencils). O Brasil ficou em terceiro lugar, empatado com Alemanha e Japão. O Reino Unido lidera com 240 Lápis e os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com 145.

A AlmapBBDO é a agência brasileira mais premiada, com um total de oito Lápis. Em seguida, aparecem a F/Nazca S&S e a FCB, cada uma com seis Lápis. A Ogilvy conquistou cinco e a David, quatro. A Leo Burnett Tailor Made também se destaca na premiação, com três Lápis. O Brasil conquistou oito Lápis em Direct, seis em Digital, cinco em Press, quatro em Creativiy for Good, quatro em Outdoor, quatro em Film Craft, três em Graphic Design, três em Integrated & Innovative Media, dois em Crafts for Design, um em Branded Content, um em Branding, um Packaging Design, um em Radio e um em Spatial Design. Veja abaixo a relação de todos os prêmios do Brasil .

BRANDED FILM CONTENT

“Wish you were here”, da Lobo para D&AD

BRANDING
“Carequinhas”, da Ogilvy para Graac

CRAFTS FOR DESIGN

“Initials”, da Casa Rex para Casa Rex
“Soundlab (Container)”, da F/Nazca S&S para Galeria Leica

DIGITAL

1. “IntercIambio”, da FCB para CNA (cat. Ferramentas e Utilidades Digitais)

. “””Somos todos macacos”, da Loducca para Neymar Jr.

3. Intercâmbio”, da FCB para CNA (cat. Uso Inovador de tecnologia)

4. “Últimos desejos da Kombi”, da Almap paraVolswagen

5. 5 “Clássicos”, da Artplan para Orquestra Sinfônica Brasileira

6.Skip Ad Festival”, da Publicis para Sony

DIRECT

“Carequinhas”, da Ogilvy para Graac

“Últimos desejos da Kombi”, da AlmapBBDO para Volkswagen

“Intercâmbio”, da FCB para CNA

“Anúncio Protetor”, da FCB para Nivea

“Spot contra o silêncio”, da Africa Rio para Anistia Internacional

“Tatuadores”, da Ogilvy para Sol de Janeiro

“Soundlab”, da F/Nazca S&S para Leica

“Proud Whopper”, da David para Burger King

FILM CRAFT

1. “Wish you were here”, da Lobo para D&AD

2. “Todo mundo é gay”, da Neogama/BBH para Mix Brasil

3. “100”, da F/Nazca S&S para Leica (cat. Fotografia)

4. “100”, da F/Nazca S&S para Leica (cat. Production Design)

 

GRAPHIC DESIGN

1. “Calendário”, da Africa para Procter & Gamble

2. “Turistas”, da F/Nazca S&S para Pinacoteca

3. “letras”, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat

 

INTEGRATED & INNOVATIVE MEDIA

” Últimos desejos da Kombi, da AlmapBBDO para Kombi/Volkswagen

“Anúncio protetor”, da FCB para Nivea

“Carequinhas”, da Ogilvy para Graac

OUTDOOR

“Ângulos”, da AlmapBBDO para Volkswagen

2. “Supporting Role”, da AlmapBBDO para Bauducco

3. “Proud Whopper”, da David para Burger King

4.. “Corra, corra…”, da F/Nazca S&S para Mizuno

PRESS

“Lettter Crashes” (Letras), da Leo Burnett Tailor Made para Fiat

“Don`t make-up and drive”, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat

“Worth a lot more”, da AlmapBBDO para Volkswagen

“It fits”, da da AlmapBBDO para Volkswagen

“Espelhos”, da AlmapBBDO para Volkswagen

RADIO ADVERTISING

“Spot contra o silêncio”, da Africa Rio para Anisitia Internacional

SPATIAL DESIGN

“Livraria Cultura”, do  Studio MK 27 para Livraria Cultura

WHITE PENCIL/CREATIVITY FOR GOOD

“Proud Whopper”, da David para Burger King

“Intercâmbio”, da FCB para CNA

“Tá no mapa”, da J. Walter Thompson para AfroReggae

“Carequinhas”, da Ogilvy para Graac.