Peter Lindbergh

Os calendários fazem parte da linguagem de comunicação. É uma alternativa de relacionamento de empresas de pequeno porte, mas também atrai marcas mainstream como Pirelli e Campari, que exploram o formato com produções rebuscadas. A empresa de bebidas Campari, por exemplo, lança no dia 24 de janeiro o Red Diaries, que integra seu programa de branding global. A Pirelli usa, desde 1964, o recurso para estabelecer conexão com consumidores seletos, sempre com nomes renomados da fotografia. No ano passado, as imagens tiveram a assinatura de Annie Leibovitz. Já para a edição de 2017, que tem o título Emotional, foi convocado pela terceira vez o alemão Peter Lindbergh.

Peter Lindbergh

A relação dos selecionados para a 44ª edição do projeto da Pirelli conta com as atrizes Jessica Chastain, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Rooney Mara, Helen Mirren, Julianne Moore, Lupita Nyong’o, Charlotte Rampling, Lea Seydoux, Uma Thurman, Alicia Vikander, Kate Winslet, Robin Wright e Zhang Ziyi. As locações foram realizadas entre maio e junho, em cinco locais: Berlim, Los Angeles, Nova York, Londres e na praia francesa de Le Touquet. O resultado é um calendário com 40 clicks que podem ser emoldurados.

“Numa época em que as mulheres são apresentadas pela mídia e por toda parte como embaixadoras da perfeição e da beleza, pensei que seria importante lembrar a todos que existe uma beleza diferente, mais real e autêntica, e não manipulada pela propaganda ou outra coisa qualquer. Uma beleza que fala da individualidade, da coragem de ser quem se é e da sensibilidade. Criar um calendário que não seja sobre os corpos perfeitos, mas sobre a sensibilidade e a emoção, desnudando a alma das protagonistas, que ficam mais nuas do que o nu”, explica Lindibergh que já fotografara em 2002 e na edição comemorativa de 50 anos da iniciativa da Pirelli, em 2014.

Peter Lindbergh

Lindbergh é apaixonado pelo cinema. E, para combinar com seu estilo, o lançamento foi realizado no último dia 29 na ‘Cité du Cinéma’, de Saint Denis, subúrbio de Paris, um dos principais estúdios europeus da sétima arte. A captação foi 100% em P&B. “Em preto e branco, você atribui à cena uma realidade diferente à do mundo real e em cores: é você quem interpreta a realidade, misturando o branco e o preto para obter sombras, luzes e formas. Eu acho que o preto e o branco simplificam e transformam a realidade em outra coisa, é o primeiro pequeno passo para se afastar do que é normal ou real, para ir ao encontro de algo mais interessante, que não é real”, justifica o fotógrafo

Lindbergh também realizou, durante a operação, fotos no polo industrial da Pirelli, em Settimo Torinese, na Itália, considerada a fábrica tecnologicamente mais avançada do grupo. As imagens destacam o mundo da automação e da inovação. Elas deverão ser utilizadas em um projeto autônomo e separado do calendário.

Peter Lindbergh

“Do ponto de vista da produção, acabei percebendo, quase imediatamente, que seria impossível levar as atrizes para a fábrica e fotografá-las lá. Propus, então, ir eu mesmo fotografar a fábrica, as máquinas, os robôs, tentando estabelecer uma ligação ‘emotiva’ com tudo, fazendo que aquilo parecesse vivo. Eu não tinha certeza de que conseguiria, mas o resultado foi muito gratificante”, diz Lindbergh, que usa como fonte de inspiração a meditação transcendental, que pratica há 40 anos. “Ela me ajuda a compreender quem eu sou e a encontrar o meu caminho interior”, finaliza.