A ideia foi concebida por um grupo formado pelo redator Chico Lucas, a dupla de direção FeGus (Fernanda Magalhães e Gustavo Guives Leal) e os diretores de arte José Pedro Bortolini e Higor Franco. A campanha partiu de um ponto de vista inusitado para tentar chamar a atenção das pessoas. Foram meses de pesquisa de material, estudos e testes até chegar ao que o grupo chama de RUBBER-O-VISION (em português “Visão da Camisinha”).

As imagens foram captadas com uma superfície acoplada à lente da câmera para conseguir o resultado esperado, sem precisar de pós-produção. “Com as mudanças de comportamento que existem hoje, precisávamos criar algo que tivesse um grande impacto visual e uma linguagem contemporânea” conta o coletivo.

Além do filme, o #ComeProtected conta também com pôsteres lambe-lambe, um hotsite e perfil no instagram. Todos produzidos em idiomas diferentes, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possível, principalmente àquelas de países onde o uso do preservativo tem caído drasticamente nos últimos anos. O projeto contou, ainda, com o apoio da Dumitriu Filmes, Canja Audio Culture, Psycho n’ Look e o fotógrafo Agê Barros.

A ação foi impulsionada por dados alarmantes da OMS, UNAIDS e do Ministério da Saúde: hoje, 6 a cada 10 jovens não usam camisinha; cerca de 7 mil mulheres entre 15 e 24 anos são infectadas pelo HIV todas as semanas; e, nos últimos 10 anos, a quantidade de idosos com Aids no Brasil cresceu 103%.

Ficha técnica

Criação e Roteiro: Chico Lucas, Gustavo Guives leal, Higor Franco e Jose Pedro Bortolini
Direção: FeGus
Produtora: Dumitriu Filmes
Direção de Fotografia: Fernando Dumitriu, Gabriel Ribeiro, Lucas Albuquerque
Produção: Fernanda Magalhães e Daniela Dumitriu
Assistente de Produção: Camila Marinho
Direção de Arte: Jose Pedro Bortolini, Marina Eisenhauer e Higor Franco
Motion graphics: José Pedro Bortolini
Correção de Cor: Psycho N’ LooK
Sound Design: Canja Audio Culture
Fotografia: Agê Barros
Agradecimentos: Thalles Lemari, Lorena Renczakowski, Nelinho, Josi, Anderson