Divulgação

A ONU (Organização das Nações Unidas) vai lançar, na última semana deste mês, os 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os próximos 15 anos numa estratégia mundial. Com ambição bem ousada, o objetivo é atingir sete bilhões de pessoas em sete dias. 193 países estarão envolvidos na ação de divulgação das metas, que pretendem, até 2030, acabar com a pobreza extrema, a desigualdade, a injustiça e lutar e corrigir as alterações climáticas por todo o planeta. A ação mundial de lançamento vai acontecer entre os próximos dias 26 de setembro e 3 de outubro, e a grande inovação é que cada país terá autonomia de conteúdo.

A comunicação das ações nos 193 países está sendo coordenada pelo Projeto Everyone, liderado pelo diretor britânico Richard Curtis, conhecido por filmes como “Um lugar chamado Notting Hill”. Bem ambicioso, para o projeto conseguir impactar sete bilhões de pessoas em sete dias, a estratégia de Curtis foi dar autonomia para cada país desenvolver a própria linguagem. No Brasil, a produtora de entretenimento Los Bragas é a encarregada de trabalhar em ações de conteúdo para a divulgação do projeto.

De acordo com Felipe Braga, roteirista, diretor e sócio da Los Bragas, a inteligência de Curtis foi justamente em optar por fazer uma ação de maneira diferente e inovadora. “Ao invés de uma campanha global, ele deu autonomia de conteúdo para cada país. Curtis começou a desenvolver uma lógica em que cada região deveria produzir a campanha local, com bastante autonomia”, conta Braga.

A Los Bragas, fundada por Braga, pela atriz Alice Braga e pela produtora Rita Moraes, resolveu apostar no grupo Porta dos Fundos para contar as novas metas através do humor. Por meio de uma coprodução com o grupo de humor, foram criados três esquetes inéditas que serão lançadas no YouTube em três datas: no próximo dia 28, 1º e 3 de outubro. Com roteiros escritos por Fábio Porchat, os episódios vão falar de igualdade de gênero, corrupção, racismo e diferenças sociais.

“Toda hora há uma campanha institucional e o público não consegue mais ter atenção despertada. Então, nosso desafio era encontrar um forma de como comunicar isso de maneira efetiva. Poderíamos fazer um filme muito bonito e chegamos à conclusão de que qualquer filme não impactaria muito as pessoas, porque seria mais uma ação. Optamos por uma maneira original”, diz Braga.

A estratégia tem tudo para dar certo, tendo em vista que o canal do Porta dos Fundos no YouTube conta com mais de 10,5 milhões de assinantes e 1,7 bilhão visualizações acumuladas, fazendo dele o quinto maior canal de entretenimento do YouTube no mundo.

Singular
Segundo Felipe Braga, a campanha tem a singularidade que vai atingir um público que já não assiste mais tanta televisão, que é a geração Millennial, também conhecida como Y ou geração da internet. “Se o desafio é atingir o máximo de pessoas, resolvemos fazer com as pessoas que são da própria geração Millennial. A equipe do Porta foi muito receptiva à ideia. Mais até do que imaginávamos. Então, ao invés de um só episódio, decidiram dedicar uma semana inteira para a campanha”, conta Felipe Braga. Cada esquete aborda uma das metas com narrativa original. “São três episódios. São três metas específicas e centrais que foram transformadas em episódios avulsos e que fazem um link com todas as 17 metas”, explica.

As gravações começaram a ser produzidas semana passada. “Estamos felizes com esse projeto por causa da inovação. Nada mais justo que se comunicar com os Millennials e deixar os próprios falarem. Eles falam de assuntos sérios, tratando dos problemas diretamente, com franqueza, sem medo, numa linguagem própria e isso os torna parceiros muito importantes em qualquer discussão politizada”, comenta.

Do ponto de vista de estratégia de conteúdo, a produção que a Los Bragas está fazendo com o Porta dos Fundos parte de um contexto de inovação em entretenimento que a agência lidera há dois anos, representado sobretudo por dois projetos que tiveram bastante repercussão: o “Latitudes”, primeiro projeto de ficção transmídia da America Latina, e depois a série proprietária do Neymar, “A Vida Fora dos Campos”, ambos indicados ao Emmy International e painéis no SXSW.

A campanha também tem uma série de ações ocorrendo simultaneamente como as feitas especificamente para crianças dentro das escolas, e as relacionadas ao esporte, por exemplo. Um show, que será transmitido ao vivo para o mundo inteiro, está programado para o próximo dia 26 no Central Park, em Nova York. Beyoncé e Pearl Jam liderarão o espetáculo Global Citizen Festival em apoio à luta contra a pobreza. O cantor britânico Ed Sheeran e o grupo Coldplay também participam do evento gratuito.