“Se tudo mudou e você continua sendo ‘homem branco’, por que a gente não pode mudar e continuar sendo índio?”. Esse é o questionamento de um líder da tribo baniwa na nova campanha do Instituto Socioambiental contra o preconceito. O filme assinado pela agência J. Walter Thompson traz imagens dos novos hábitos tecnológicos dos índios que habitam o Alto do Rio Negro, na Amazônia, contrastando com o estereótipo de que eles devem viver nus e isolados da sociedade.

Considerado uma das principais organizações ambientais e indígenas do Brasil, o instituto promove sua primeira campanha publicitária em 23 anos. A peça pede mais respeito e generosidade aos povos indígenas. “Os índios, como cada um de nós, são donos de suas identidades e incorporam o que acharem importante do mundo que os rodeia, sem deixar de ser índios”, afirma André Villas-Boas, secretário-executivo do ISA.

O vídeo ressalta as transformações no dia-a-dia nas tribos, evidenciando sua pluralidade, inclusive, nos cortes de cabelo e roupas, além de novo hábitos, como conectividade, seja via acesso à internet, seja via outros meios de comunicação, como a TV. “Parte da população criou no imaginário – com a ajuda de livros escolares, inclusive – a figura do índio ‘puro’, o índio mais índio do que os outros, como se aqueles que fugissem desse estereótipo não merecessem ter seus direitos garantidos”, completa Mariana Borga, diretora de criação da J. Walter Thompson.