A organização do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions anunciou nesta terça-feira (20) o lançamento do Lions Entertainment, novo festival que premiará, a partir de 2016, trabalhos de conteúdo e som na área do entretenimento.

Assim como os já conhecidos Lions Health, que premia campanha de saúde, e o Lions Innovation, que julga as melhores inovações, o Lions Entertainment terá categorias próprias que irão valorizar plataformas que estão reinventando os hábitos de consumo, além dos laboratórios, estúdios e marcas que têm criado conteúdos autênticos e engajadores.

Para a edição do ano que vem, já estão confirmadas as categorias Entertainment Lions e Entertainment Lions for Music.

Segundo o CEO do Lions Festivals, Philip Thomas, o Entertainment Lions irá substituir a atual categoria Branded Content & Entertainment do Cannes Lions. “A categoria cresceu exponencialmente desde o lançamento há quatro anos, mas não é nenhum segredo que passamos os últimos dois anos sem um GP em Branded Content & Entertainment”, explica. “Os consumidores estão nos dizendo que o entretenimento é uma imensa parte da indústria e que o trabalho precisa ser mais criativo. Por isso tomamos a decisão para refletir isso, valorizar o entretenimento e reexaminar a importância do conteúdo”.

A aposta do Festival é que os vencedores sinalizem ao mercado como promover as marcas sem interromper as experiências de entretenimento dos consumidores. “As marcas e agências que ganharem esse prêmio mostrarão o que está por vir no futuro do marketing”, diz Jae Goodman, Chief Creative Officer da CAA Marketing e vencedor do último Grand Prix de Branded Content & Entertainment em 2012.

Segundo informações, o Entertainment Lion, uma das categorias do novo Lions Entertainment, cobrirá todos formatos audio-visual, live experience, gaming e esportes. Já para a avaliar a música, a organização optou por criar um prêmio à parte, o Entertainment Lions for Music, que terá um júri próprio formado por especialistas no tema. “O poder da música para criar experiências de marca memoráveis quando artistas e anunciantes se juntam é um testamento de como entretenimento e propaganda combinam. A introdução do Lions Entertainment é um passo lógico”, diz Russell Wallach, president da Live Nation Media & Sponsorship.

O novo festival está programado para acontecer nos dias 23 e 24 de junho de 2016 durante a realização de todas as atrações do Cannes Lions, que já está confirmado para ocorrer em oito dias, entre os dias 18 e 25 de junho.