Anunciado no segundo semestre deste ano como o novo CEO do Cannes Lions, o brasileiro José Papa Neto está no país para uma série de reuniões com lideranças do mercado publicitário nacional. Esta é a primeira visita oficial do executivo ao país desde que assumiu, em 1º de setembro, o cargo que até então era de Philip Thomas. Em entrevista ao PROPMARK, Papa Neto disse que irá manter o legado do festival e, ao mesmo tempo, ressaltar o seu valor no campo da inovação .

“Tudo gira em torno da santidade do Leão. O resguardo ao valor do Leão”, destacou. O executivo atribui também à preservação do legado do festival a decisão de diminuir o número de jurados da competição – que de 397 em  2016 passa para 295 em 2017.

“O Festival cresceu muito. E cesceu muito rapido, inclusive em número de jurados. Com isso, muitos júris perderam o crietério de avaliação, a precisão. A gente precisava, nesse processo de resguardo do valor do Leão, rever a qualidade do julgamento. O processo será ainda mais assertivo, com qualidade ainda maior, com resultado ainda mais profundo”, explicou.

A visita de Papa Neto ao Brasil marca, ainda, o início de um serviço no país totalmente dedicado à indústria criativa local, que será o ponto principal de contato para informações relacionadas à participação e patrocínio, além de prestar apoio à América Latina em geral.

Com isso, o executivo acredita que o Brasil poderá melhorar seu desempenho e relação com o Festival. “Acho que havendo o mínimo de serenidade e estabilidade  institucional, o Brasil tem total condição de voltar aos patamares históricos, porque aqui se compreende muito a essência do valor do retorno sobre o investimento que Cannes traz. Eu estou achando que 2017 certamente será um ano melhor que 2016”, opinou.

Antes de assumir o comando do Cannes Lions, Papa Neto era CEO da WGSN, empresa de previsão de tendências de moda global da Ascential Events, holding que controla o fesitval. Com a mudança de direção, Philip Thomas passa a ser CEO da Ascential, mantendo uma relação muito próxima com o brasileiro.

“A forma como ele abraçou essa transição, me orientando, foi fundamental. Espero ser a pessoa que honre o legado do festival, mas muito realista sobre o presente”, afirmou Papa Neto.

O executivo adianta que a edição de 2017 do festival terá uma série de novidades, as quais ainda em fase de contrução. Nas categorias, entretanto, nada muda.