Francisco Condorelli, diretor do Ciclope Festival

Considerado um dos principais eventos internacionais de film craft, o Ciclope Festival vai viajar o mundo. Nascida em Buenos Aires, a premiação teve suas duas últimas edições realizadas em Berlim e agora entra em turnê para divulgar os trabalhos vencedores nos mercados mais importantes, como Los Angeles, Nova York, Sydney, Xangai, Tóquio e São Paulo. Na quarta-feira (8), a partir das 18h, a Cinemateca Brasileira recebe a programação  paulistana do festival, que inclui palestras com Joanna Monteiro, VP de criação da FCB Brasil; Rita Moraes, produtora-executiva da Los Bragas; e Rodrigo Abdalla, gerente de marketing de conteúdo do YouTube, além da participação do diretor do Ciclope, Francisco Condorelli. A iniciativa tem apoio da Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Visuais) e traz como tema principal a evolução do storytelling em diferentes plataformas.

O diretor do evento adianta que o storytelling será abordado do ponto de vista dos aspectos tecnológicos que permeiam a criação de uma história. “Não é novidade para ninguém que a tecnologia está mudando o mundo e as empresas precisam acompanhar essas mudanças. Em São Paulo, basicamente vamos mostrar como as marcas podem usar diferentes plataformas e o craft para envolver o seu público. Joanna, por exemplo, tem muitas histórias interessantes para compartilhar sobre o tema. Ela fez parte do júri do Ciclope em 2014 e representa a convergência entre a criatividade tradicional e as plataformas digitais”, revela Condorelli, justificando também a escolha da Los Bragas e YouTube para integrar a programação, com a apresentação do case “Neymar Jr.: A Vida Fora dos Campos”.

Além das palestras com os profissionais brasileiros, o festival apresenta em São Paulo os projetos vencedores da edição de 2014, que teve mais de 800 trabalhos inscritos. “O Ciclope Festival é uma plataforma internacional que reúne criativos, produtores e clientes de todo o mundo para compartilhar experiências e celebrar os trabalhos que se destacam em craft. O objetivo é gerar trabalhos ainda melhores na área, envolvendo diferentes plataformas. Assim como no evento principal, a ideia é reunir conteúdo interessante para inspirar e incentivar pessoas”, destaca Condorelli.

De acordo com o diretor, São Paulo foi uma das cidades escolhidas para receber o festival devido à qualidade de suas criações. “Temos visto trabalhos muito interessantes sendo feitos no Brasil. E não falo somente de criatividade, já que a brasileira sempre foi valorizada, mas também da produção, especialmente em digital” comenta.