Um relatório divulgado pela Coca-Cola Company registrou queda no volume de vendas globais e melhora nos lucros, por conta de corte de despesas  no quarto trimestre de 2015. No Brasil, a empresa reduziu em 5% em volume de vendas, em comparação ao quarto trimestre de 2014. Esse desempenho está alinhado ao mercado brasileiro de refrigerantes, que fechou o último trimestre do ano com queda de 5,9% na produção, segundo o Sicobe (Sistema de Controle de Produção de Bebidas) da Receita Federal. 

Durante todo o ano, a multinacional registrou baixa, com recuo de 7,7% no primeiro trimestre; 3,4% no segundo; 4% no terceiro. A retração no Brasil pressionou os resultados da Coca-Cola na América Latina. Na região, a receita da companhia diminuiu 18% no quarto trimestre, chegando a US$ 1 bilhão. Durante 2015, a receita na América Latina teve redução de 13%, registrando US$ 4,1 bilhões. 

Segundo a Coca-Cola, a desvalorização das moedas latino-americanas em relação ao dólar geraram um impacto negativo de 25% na receita de vendas no quarto trimestre e de 23% na receita do ano. Ainda assim, o volume de vendas no continente aumentou 2% no quarto trimestre, com alta de 4% nas vendas de Sprite e de 1% nas vendas de Coca-Cola e Coca-Cola Zero. Os segmentos de sucos e isotônicos teve crescimento de dois dígitos na região. 

A partir de cortes nas despesas, reajustes de preços e reforço na distribuição na América do Norte e China, a empresa registrou aumento de 61% no lucro líquido global do quarto trimestre. Em todo o ano, o crescimento foi de 4%, atingindo US$ 7,3 bilhões.

Como já é realizado na América Latina, a empresa anunciou que vai acelerar acordos com engarrafadoras na América do Norte, terceirizando operações de produção e distribuição. A companhia já fechou acordos para franquear 40% do volume de engarrafamento e distribuição nos Estados Unidos. A meta é transformar 100% dos negócios em franquias até 2017.  No Brasil, são duas engarrafadoras próprias (Coca-Cola Indústrias e Recofarma Indústrias do Amazonas) e 42 engarrafadoras autorizadas e operadas por 16 empresas por meio de franquia. 

No meio de janeiro, a Coca-Cola anunciou seu novo posicionamento com a campanha “Sinta o Sabor” (“Taste the Felling”). Pela primeira vez em sua história, a companhia criou uma estratégia de marketing global unificando as marcas Coca-Cola, Coca-Cola Light/Diet, Coca-Cola Zero e Coca-Cola Life. O slogan substitui, depois de sete anos, o conceito “Abra a felicidade”.

*Com informações do Valor