Colunistas São Paulo 2016

Veículo Eletrônico do Ano é conquistado pela Jovem Pan

Empresa expande negócios e fortalece atuação digital

A Jovem Pan foi eleita Veículo Eletrônico do Ano pelo Prêmio Colunistas São Paulo 2016. Popular veículo de radiodifusão, a empresa expandiu seus negócios e ganhou a internet, fortalecendo sua atuação digital.

A rádio Jovem Pan traz a cidade de São Paulo como destaque, mostrando o dia a dia da maior metrópole da América Latina, com o forte compromisso de informar o que acontece na cidade. O veículo ajudou a revolucionar a radiodifusão brasileira ao optar, no início dos anos 70, por um jornalismo participativo e atuante, prestando serviços e se tornando referência para o radiojornalismo no país. 

O princípio fundamental da emissora se baseia na filosofia de testemunhar fatos, participando e fazendo do ouvinte um agente da própria história. O jornalismo envolve todos os segmentos sociais, políticos e econômicos 24 horas por dia, transmitindo programas como “Jornal da Manhã”, “Jornal Jovem Pan” e o jornal “Hora da Verdade”.

História

O nome "Jovem Pan" surgiu em 1965, dado por Paulo Machado de Carvalho. A grande transformação da Panamericana começou em 1966, sob a direção de Tuta. Já com o nome de Jovem Pan, a rádio iniciou vários programas com ídolos da música popular brasileira que, na época, faziam grande sucesso na TV Record. Os programas jornalísticos foram criados em 1970, 71 e 72, período em que surgiram a "Equipe Sete e Trinta", o "Jornal de Integração Nacional" e, finalmente, o "Jornal da Manhã", que até hoje é uma referência no jornalismo de rádio em todo o país.

Em 1973, Antonio Augusto Amaral de Carvalho deixou a TV Record para se dedicar exclusivamente à Rádio Panamericana-Jovem Pan. Nesse mesmo ano, adquiriu as ações da emissora dos irmãos Paulo Machado de Carvalho Filho e Alfredo de Carvalho, tornando-se seu único proprietário. Em 1976, a Jovem Pan deixou a avenida Miruna, e se instalou da avenida Paulista, 807, 24º andar. Ainda neste ano, foi inaugurada a Jovem Pan 2 FM, com sede no mesmo local.

Em 1993, a emissora iniciou o Projeto Jovem Pan-SAT, que teve sua implantação em 1994, com sinal de áudio totalmente digital, transmitindo via satélite para várias regiões do país.

Eleita a emissora-símbolo de São Paulo, a Jovem Pan tornou-se uma referência no radiojornalismo brasileiro com uma programação dinâmica e uma prestação de serviço abrangente ligada aos anseios da população. Atuante e participativa, a Jovem Pan vive dentro de seu tempo, é testemunha de seu tempo. E como testemunha de seu tempo, alargou suas fronteiras. Hoje está presente em várias regiões do país, através do sistema SAT, levando a informação imediata e correta dos fatos nacionais e internacionais, por meio do trabalho de correspondentes em Brasília, Rio de Janeiro e outras capitais brasileiras, além de profissionais que, com exclusividade, informam todos os dias e em vários horários da Europa e dos Estados Unidos. Para a Jovem Pan, o jornalismo é um fato social fundamental para a vida moderna. A Jovem Pan-SAT interliga e revela o país pela informação, cumprindo, assim, sua função de formar a opinião pública diante dos fatos.

Em outubro de 1996, a rádio implantou o portal Jovem Pan Online, que traz para a Internet a agilidade e a prestação de serviços, que são as marcas registradas da Rádio Jovem Pan AM.

Em setembro de 2007, a Jovem Pan criou a JP Online Vídeos, uma WebTV com conteúdo jornalístico e de variedades, sob a direção de vídeos de Nilton Travesso, um dos diretores mais experientes da televisão brasileira.

Num país em desenvolvimento como o Brasil, o rádio e a Internet têm um papel fundamental para unir a opinião pública em torno dos grandes temas nacionais, sendo o elo entre a sociedade e os poderes constituídos, com o papel de aglutinar a população em torno dos interesses maiores do país. Dentro deste contexto, a Jovem Pan sempre cumpriu e cumpre seu papel diante da sociedade.

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações