A Grã-Bretanha dará em breve um passo importante para promover a diversidade na indústria da comunicação. Com base no relatório “Representações, Percepções e Danos”, sobre o potencial ofensivo das campanhas publicitárias com estereótipos de gênero, a Autoridade de Padrões Publicitários, ao lado do Comitê de Práticas Publicitárias, órgãos que regulamentam o exercício da publicidade na região, vão propor novas diretrizes específicas sobre o tema.  

Segundo o relatório, foram considerados estereótipos de gênero peças que reforçam a objetificação da mulher, padrões irreais de beleza ou aquelas que exploram certas atividades, como cozinhar, dançar, limpar a casa ou ser bom em matemática, por exemplo, como questões apropriadas apenas a determinado gênero.

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Ella Smillie, autora da pesquisa, disse em vídeo publicado no site das entidades, que estereótipos de gênero têm potencial de causar danos ao consumidor uma vez que restringem suas escolhas, aspirações e oportunidades, sobretudo, os jovens, que ainda estão formando sua identidade. Nesse contexto, campanhas que exploram tais características acabam contribuindo para desigualdade de forma mais ampla, incluindo, a de salários entre homens e mulheres.

“Nós sabemos que a publicidade é um dos muitos fatores que influenciam a visão e percepção das pessoas sobre o mundo. Não é o único fator, mas tem, de fato, influência. E é nosso papel como reguladores do exercício publicitário assegurar que as campanhas não enganem, causem danos ou ofendam”, destacou Ella.

As novas diretrizes serão desenvolvidas em conjunto com o mercado anunciante e agências com base no resultado do estudo. A expectativa é que o projeto esteja pronto até o fim do ano.