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O tão falado papel da mulher na sociedade é tema do nono estudo da série Talent Trends, coordenado por Paulo Stephan, diretor-geral de mídia da Talent. Intitulado “Mulheres Geração M”, a análise aponta como o comportamento da mulher vem evoluindo, sua importância no mercado de trabalho, suas ambições, liberdade de escolha e relacionamentos. “A ideia é ajudar as empresas a criarem suas estratégias de produto e comunicação de suas marcas, tendo como base esses direcionamentos”, explicou Stephan.
 Para ele, entender as mulheres sempre foi uma tarefa bastante complexa. Por conta disso, a análise foi dividida em cinco eixos principais. O primeiro deles é o Amor, que mostra a independência e individualidade nas relações amorosas, das mais variadas naturezas, vivenciadas pelas mulheres. O segundo é o Poder, que ressalta a determinação e derruba as últimas barreiras que as separam da igualdade absoluta frente ao sexo masculino. Depois vem a Independência, que mostra a ampliação considerável do exercício de liberdade de escolha do sexo feminino. O quarto eixo é a Diversão, que aponta uma vida social cada vez mais de sua livre escolha. Por fim, vem Desejos, que retrata como a mulher almeja, ardentemente, a capacidade de realizar os seus desejos individualmente e sem culpa.
Segundo ele, é importante lembrar que essa mulher não está pronta, está em formação, mas já é possível dizer que ela é bem diferente das gerações passadas. “Os avanços femininos nos últimos 15 anos não foram poucos, pequenos ou muito menos simples. São mudanças que atingem uma legião vastíssima de seres humanos. Estamos falando de praticamente 100 milhões de mulheres no Brasil.”
Segundo o estudo, a maioria dessas mulheres é economicamente ativa. As brasileiras entre 15 e 59 anos de idade somam mais de 67 milhões e representam praticamente um terço (31%) da população total do país. Outro ponto importante é o aumento de renda da população feminina, que cresceu 80% em dez anos, enquanto a da masculina cresceu menos de 50% no mesmo período. Vale lembrar que, em 2014, Paulo Stephan lançou o livro “Os Homens Mudaram”, que tinha como objetivo mostrar as principais transformações do universo masculino.
O novo estudo foi apresentado semana passada, durante debate sobre o assunto, realizado pela agência. O evento contou com a presença de Daniela Cachich, VP de marketing da Heineken; Roberta Godoi, diretora comercial e de comunicação da unidade residencial da NET e Claro; e Andréa Napolitano, diretora de marketing da Lactalis Elebat Brasil, moderado por Astrid Fontenelle, do programa “Saia Justa”, do GNT.