O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) divulgou nota, nesta sexta-feira (11), sobre a carta enviada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e pelo Instituto Alana para autoridades do governo e parlamentares, na qual as entidades ressaltam a importância de que sejam levadas em consideração as recomendações da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) sobre a promoção e a publicidade de alimentos e bebidas não-alcoólicas para crianças, conforme documento lançado em abril (leia mais aqui).

Na nota, o Conar ressalta que o teor das recomendações da Opas não pode ser chamado de “diretrizes”, mas sim considerado como “a opinião dos membros da Consulta de Especialistas na qualidade de pessoas físicas”, e que o conteúdo em questão não reflete, necessariamente, a opinião da Organização.

Confira abaixo, na íntegra, a nota divulgada pelo Conar e assinada por seu presidente, Gilberto Leifert:

“Em relação à nota “Idec a Alana cobram governo sobre regulação da publicidade infantil”, publicada ontem pelo propmark online, cabe importante esclarecimento. Ao contrário do que as duas entidades têm divulgado, o que a Opas anunciou não pode ser chamado de ‘diretrizes’, tampouco de ‘recomendação’ com a chancela da entidade. Como deixa claro o próprio documento, disponível no site www.paho.org, o que se divulgou é apenas ‘a opinião dos membros da Consulta de Especialistas na qualidade de pessoas físicas, não necessariamente refletindo a opinião da Opas, de suas instituições associadas ou países de origem”.

Gilberto C. Leifert
Presidente do Conar