O consumo no Brasil deve chegar a R$ 1,55 trilhão em 2013, aumentando 10% em relação ao ano passado, apontam estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência. O valor equivale a 34% do PIB nacional.

O segmento de automóveis particulares é o que representa a maior fatia desse consumo. Considerando aquisição de veículos, manutenção, taxas, seguro e combustível, os brasileiros gastarão R$ 278 bilhões neste ano – quase 20% da demanda total de consumo. Mais da metade desse valor – R$ 143 bilhões – vem da classe B, a que mais gasta nesse segmento. As classes C e A, respectivamente, respondem por 24% e 22% do consumo de automóveis particulares, enquanto as classes D e E, juntas, representam apenas 3%.

O grupo de alimentação no domicílio é o segundo no ranking de consumo no país, sendo responsável por R$ 250 bilhões, ou 16% do que os brasileiros consumirão em 2013. Se consideradas as refeições fora de casa, porém, esse total aumenta para R$ 378 bilhões, ultrapassando em R$ 100 bilhões o consumo com automóveis particulares. As despesas com vestuário vêm em terceiro lugar, representando R$ 128 bilhões (8%), seguidas dos gastos com material de construção, que serão R$ 119 bilhões.

“Os grupos com maior demanda de consumo no país são constituídos por produtos de gênero de primeira necessidade das famílias. Em geral, a família brasileira gasta a maior parte da renda com produtos essenciais, deixando em segundo plano o lazer, já que o consumo desses itens compromete grande parte da renda do domicílio”, analisa Márcia Sola, diretora de geonegócios do Ibope Inteligência.