Fabio Barbosa: redes sociais são concorrentesConvergência. Essa foi a palavra que permeou o painel que reuniu os líderes das empresas de mídia durante o 5th Iberoamerican Magazine Media Conference, evento promovido pela Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), que terminou nesta terça-feira (23) em São Paulo. Jorge Fontevecchia, presidente e CEO da Editora Perfil, da Argentina, defendeu a ideia de que uma empresa de mídia madura precisa explorar outros mercados.

Para ele, o ideal é que haja uma convergência de mídias. “Se pensarmos em apenas uma mídia, estamos fadados à morte”, afirmou. Como exemplo, o empresário e jornalista citou a Argentina. Em seu país, explicou, as empresas trabalham para desenvolver e integrar os meios de comunicação.

“Nós compramos uma emissora de rádio e vamos integrar com o jornal, revista, internet e televisão”, disse. “O mundo da comunicação caminha para isso”, completou. Ainda segundo Fontevecchia, “a internet é um veículo de comunicação que tem como principal objetivo convergir os outros veículos”.

Marcelo Burman, CEO do Grupo Cerca, da Costa Rica, contou sobre o mercado de comunicação em seu país. Segundo o empresário, 70% do faturamento vem da mídia impressa. “É uma situação bem diferente do Brasil e da Argentina”, disse. Burman ainda revelou a meta de seu trabalho. “O mais importante por lá é eu ser relevante para o meu público, independente da plataforma”, destacou.

Mercado brasileiro
Fábio Barbosa, presidente do Grupo Abril, foi um dos participantes do painel. Ele revelou que, atualmente, a concorrência vai muito mais além das outras publicações. “Hoje, nós estamos competindo com tudo aquilo que toma tempo”, disse. “As redes sociais, por exemplo, são os nossos principais concorrentes”, complementou.

Barbosa citou a assinatura como um vínculo que a editora tem com o leitor. “A assinatura é um voto de confiança. O leitor paga por um conteúdo que ainda será produzido durante o ano”, ressaltou. Ainda sobre a relação com o leitor, o presidente do Grupo Abril comemorou o fato de ter levado muitos leitores das revistas da editora para o universo online. “Temos números no universo online que mostram que houve esse aumento de leitores nas nossas plataformas online”, exemplificou.