Equipe da Apple celebra prêmios especiais por marca e estúdio de design mais premiados

 

O D&AD realizou na noite desta terça-feira (18), em Londres, a entrega dos Lápis aos premiados da edição de 2012 de sua premiação, realizada em abril. Além da simples distribuição de troféus, porém, os organizadores do evento — que destaca os melhores trabalho da indústria do design e da publicidade — aproveitaram a marca de 50 edições da competição para destacar oito empresas e profissionais entre os mais premiados da história.

A agência homenageada foi a Collett Diickenson Pearce & Partners (CDP), nascida na década de 60 e destacada como uma das mais influentes entre as britânicas de sua época, enquanto empresa de produção mais premiada foi a Gorgeous Enterprises. A Apple faturou os outros dois prêmios corporativos: o de estúdio de design e o de marca. Já entre os profissionais, o D&AD homenageou Neil Godfrey, como diretor de arte; David Hillman, como designer; Tony Brignull como redator e dois nomes para dividir o prêmio de diretor de cena: Frank Budgen e Tony Kaye.

Completando as homenagens, o evento destaca Dan Wieden, fundador da Wieden+Kennedy, como The 2012 President’s Awards; e Derek Birdsall com o Honourary President Awards — entregue para um designer que não tenha uma ligação direta com a entidade, mas tiveram produção consistente e marcante durante os 50 anos da organização.

Foi revelado ainda o único Black Pencil outorgado durante a edição de 2012: o case “Rio de luz”, elaborado pela colombiana Lowe/SSP3. O trabalho consistia em enviar recados para os participantes de guerrilhas naquele país, enviando mensagens de Natal dentro de garrafas e utilizando rios como meio de “transporte”.

Brasil marca presença

Durante a entrega, a única agência brasileira que conquistou Lápis na edição de 2012 do D&AD, a F/Nazca S&S, subiu ao palco para receber seus troféus. A agência foi premiada com dois Yellow Pencils, ambos para Nike com o comercial “Vício”, em Film Crafts: nas categorias Cinematografia para Filme Publicitário e Direção de Filme Publicitário. O comercial tem produção da Delibistrot e trilha da Satélite. Representaram a agência em Londres Eduardo Lima, Pedro Prado e Rodrigo Castellari.