A Alumni, do empresário Enio Vergeiro, em parceria com Fernando Mariano, da Multimedia, com sede nos Estados Unidos, está fazendo a representação no mercado brasileiro da DanAds, empresa sueca de automação comercial que desenvolveu uma plataforma com templates customizados com o sistema white label. Os anúncios, nos seus respectivos formatos, ficam prontinhos para veiculação exigindo apenas a inserção dos conteúdos, uma solução considerada ideal para veiculos de comunicação.

Alê Oliveira

Após a instalação, jornais, rádios, canais digitais, emissoras de televisão e revistas poderão inserir suas marcas com as especificações de centimetragem, pixels e secundagem, preços e prazo para as agências e anunciantes fazerem suas opções. As reservas, por assim dizer, são realizadas como nos e-commerces de viagem, mas os prazos precisam ser respeitados, caso contrário caducam.

Vergeiro já atua há cerca de um ano com a DanAds, mas só agora, com a vinda no último 23 dos idealizadores e sócios, o CEO Istvan Beres, e o executivo Peo Persson, fez o lançamento oficial do serviço. Os jornais Gazeta do Povo e Diário de Pernambuco já estão fazendo uso da interface de ad-desk que fica interligada aos sevidores de publicidade, e aos sistemas de CRM (Customer Management Relationship).

“O serviço que prestamos ajuda os veículos a ter o próprio ad-desk em algumas semanas”, diz Persson, lembrando que o Google, Facebook, Twitter e Instagram, “estão entre as empresas mais bem equipadas para monetizar anúncios automatizados”. Ele completa: “Para enfrentar essa competição, a mídia tradicional precisa criar o mesmo serviço, oferecendo sua longa lista de pequenos e médios anunciantes e todo o seu espectro de produtos para internet, mobile e meios impressos”.

Na avaliação de Vergeiro, o modelo white label é uma saída para o mercado brasileiro. Os interesados precisam fazer um cadastro e depois estão aptos a utilizar o sistema da DanAds. No caso das agências, é necessário a inscrição no Cenp (Conselho Executivo das Nortmas-Padrão). “As informações são confidenciais. O melhor é que a opção do inventário vem com CPM (Custo por Mil), quantidade de views e outras formas de mensuração. Para confirmar a compra, basta apenas enviar um e-mail order, que representa a antiga PI (Pedido de inserção). Tudo é plug and play. Os pagamentos podem ser feitos por paypal e cartões de crédito”, explica Vergeiro.

A DanAds é comissionada com um percentual do volume de vendas. O design de cada anúncio custa US$ 10, mas o veículo pode monetizar e cobrar um preço maior. “Quero deixar claro que essa plataforma não tem absolutamente nada a ver com mídia programática. É um produto bem objetivo, que ajuda os veículos a atrair mais anunciantes para o seu portfólio de negócios. Em um cenário de concorrência extremada, essa solução é sob medida para os publishers incrementarem suas ofertas comerciais. E os relatórios são em tempo real”, finaliza Vergeiro.