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Uma boa campanha de marketing digital começa com dados completos do usuário, permitindo o envolvimento dele com a marca. Por isso, as informações precisam estar atualizadas na base da empresa para que a ação atinja o sucesso esperado e planejado.  Aqui estão dez passos que garantem a qualidade dos dados.

1 – Comece pelo fim: pense nos objetivos que a campanha deseja conquistar e as utilidades os dados terão. Pensar assim garante que a captura das informações atenda as principais metas da estratégia idealizada.

2 – Avalie os dados que já possui: reúna todas as informações já existentes dos clientes e descubra lacunas e como é possível preenchê-las, enriquecendo ainda mais o perfil do usuário. 

3 – Verifique a qualidade: segundo levantamento da Serasa Experian Marketing Services, 37% dos dados corporativos se desatualizam a cada ano. Ou seja, é preciso renovar a base com frequência para garantir informações limpas para as campanhas.

4 – Planeje em etapas: faça um planejamento com metas para cada etapa. Assim, é possível  avaliar a melhoria na qualidade dos dados ao longo do tempo, comparando com o idealizado.

5 – Garanta o comprometimento: as informações de clientes e prospects afetam todos os colaboradores dentro de uma organização. É importante mostrar os benefícios conquistados para manter os profissionais engajados e comprometidos.

6 – Obtenha suporte: é preciso ter investimento da empresa para colocar em prática um programa de qualidade da base. Mostre aos diretores as facilidades que este serviço pode proporcionar para a organização, como a valorização da marca e aumento de receita.

7 – Coloque processos em prática: não basta elaborar uma estratégia para enriquecer os dados coletados pela companhia. É preciso melhorar a operação e inserir processos na captura, limpeza e atualização das informações.

8 – Use a tecnologia: invista em ferramentas que possam ser adaptadas à realidade da organização, com soluções tecnológicas que ajudam a enriquecer os dados. Portanto,.

9 – Avalie: após começar o projeto de data quality, é preciso avaliar o trabalho continuamente (em períodos que variam de acordo com a realidade de cada empresa). Dentre os pontos que devem ser mensurados estão a satisfação do cliente, a velocidade e a precisão das campanhas.

10 – Comece novamente: mantenha o foco e recomece este processo quantas vezes forem necessárias. Reveja os objetivos iniciais e os primeiros resultados alcançados e certifique-se de que os executivos e profissionais estejam satisfeitos.

* Fernando Rosolem é Gerente da Serasa Experian Marketing Services