Em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira (5), ONGs ecológicas e algumas marcas brasileiras estão realizando ações para comemorar a data. Com investimentos muito menores em relação a datas que motivam diretamente o consumo como Dia das Mães ou Dia dos Namorados, algumas empresas aproveitaram a oportunidade para associar a imagem aos temas ambientais.

A Boticário, por exemplo, por meio da Fundação Grupo Boticário, lançou no início desta semana a ação “sem floresta, sem água” com o objetivo de sensibilizar as pessoas para as dificuldades hídricas pelas quais o Brasil passa e sugerir soluções existentes para contornar o desafio. Segundo Teresa Cardoso, coordenadora de comunicação e relacionamento da Fundação, ao abordar o tema de modo amplo e em diversos canais, a expectativa é ampliar o conhecimento da população. A campanha conta a divulgação de um vídeo e a promoção do uso da hashtag #semflorestasemagua levando o assunto para discussão nas redes sociais.

Já a Braskem, maior petroquímica das Américas, optou por comemorar a data com a veiculação de um encarte especial na revista Veja deste fim de semana. Assinado pela agência Africa Zero, o anúncio utiliza duas lentes, uma na cor cor azul e outra na vermelha, com a mensagem “use cada lente de uma vez para descobrir que a mensagem que a Braskem tem para você”. Ao utilizar a azul, é possível ver a imagem nítida da indústria. Olhando o anúncio através da lente vermelha o que aparece é um copo d´água. O título traz a mensagem: “Quando todos usam a água de forma consciente, todo mundo sai ganhando”.

Outra agência que criou para o Dia Mundial do Meio Ambiente foi a recém-criada DPZ&T, resultado da fusão entre DPZ e Taterka, que desenvolveu a campanha “Consciência, cadê você” para o Instituto Akatu, que convida as pessoas a resgatarem em suas mentes, de forma retroativa, o processo de desencontro, quando o ser humano deixou de ouvir a consciência e começou a agir sem pensar no esgotamento dos recursos naturais e no coletivo. A ação conta com anúncios impressos e na internet que trazem indagações provocativas como “quando foi que deixamos de ouvir você? Por que emudecemos, em nós, a sua voz?” e “Perdemos a capacidade de nos recriar?”

Além das marcas e institutos patrocinados por empresas, grandes organizações não-governamentais como o Greenpeace e WWF Brasil também estão comemorando a data nas redes sociais.