O Cannes Lions Festival of Creativity já vai para sua 64ª edição, mas muita gente ainda não esteve por lá. O evento ocorre em Cannes (França), em plena Côte D’Azur, o que lhe confere um charme especial. Este ano o festival será realizado de 17 a 24 de junho.

Minha primeira vez em Cannes foi há 20 anos, quando o festival tinha apenas quatro categorias de premiação e pouco conteúdo paralelo.

Ir ao Cannes Lions naquela época era coisa para os criativos das agências de propaganda, que sonhavam com a conquista de um cobiçado Leão.

O sonho de conquista de um prêmio no mais prestigiado festival de criatividade do mundo ainda existe, mas já há muitos publicitários e marqueteiros atrás de outros tesouros no Cannes Lions.

O seu rico conteúdo, expresso em centenas de palestras, fóruns, workshops e masterclasses, tem atraído um outro tipo de profissional. Acompanhar as premiações continua muito interessante, até porque elas mostram os cases de maior sucesso do mundo da comunicação e marketing, mas há muito mais para se ver e ouvir por lá.

Ainda mais agora que o festival agregou novas vertentes de expressão. É o caso do Lions Entertainment e o Lions Innovation, além do Lions Health, esse dedicado especificamente ao rico setor de saúde.

Ir ao Cannes Lions, mais do que nunca, é a chance de se atualizar do que há de mais criativo, inovador e eficaz no mundo da comunicação e marketing.

E com a vantagem de estar na Riviera Francesa. Mas que não se enganem os marinheiros de primeira viagem: se quiser realmente aproveitar tudo o que o evento proporciona, vai faltar tempo para os passeios.

Ainda bem que nessa época do ano a luz do sol permanece até tarde, escurecendo lá pelas 22h, permitindo um maior aproveitamento da vista deslumbrante da região.

Sabendo da minha ligação estreita com o festival (coordenei dois workshops por lá e tenho o hábito de fazer apresentações pelo Brasil do melhor de Cannes após o festival), muitas pessoas me procuram para entender melhor o evento e ter dicas de como participar. Decidi então fazer esse roteiro básico, expresso em dez dicas. Vamos lá:

1 – Navegue bastante pelo site do festival, veja a programação com bastante atenção. Faça suas escolhas de conteúdo com antecedência. Tem muuuuita coisa ocorrendo ao mesmo tempo. Então, se programar com antecedência é fundamental.

2 – Chegue cedo ao Palais e reserve um tempo para ver (logo na manhã de cada dia) os trabalhos que passaram para a shortlist. Ganhar Leões é o sonho dourado, mas estar na shortlist já é uma vitória. Vale a pena ver os trabalhos selecionados. Eles estão expostos no subsolo do Palais. Alguns são expostos fisicamente e outros você poderá ver pelos monitores espalhados pelo Palais.

3 – Vá além do Palais. Tem muita coisa bacana sendo feita nos estandes dos patrocinadores, espalhados pela praia, pela Croissette e pelos hotéis mais próximos. Tem conteúdo bom, mas também diversão e comes e bebes nesses estandes. É bom para dar uma espairecida.

4 – Quer ver a premiação de perto? Então vá para a fila do Lumière cedo (18h). Caso contrário, você não vai conseguir lugar bom na plateia. Tem uma cerimônia por dia, reunindo cinco premiações.

5 – As palestras com celebridades são superconcorridas e, cá entre nós, as menos interessantes para ver conteúdo realmente importante. Estarão lá as estrelas Halle Berry e Alicia Silverstone, entre outras. Acaba sendo uma entrevista tipo talk show. Vira mais um tipo de tietagem. Eu já desencanei dessas. Vejo pelos monitores nos lounges do Palais. Até porque tem gente que paga uma inscrição mais cara, que dá direito a uma fila prioritária.

6 – Explore os festivais paralelos. O Cannes Lions Festival of Creativity é o “festival-mãe”, mas, em paralelo, são realizados ainda o Lions Entertainment, o Lions Innovation e o Lions Health. Bem, o espaço aqui é curto para tanta coisa a fazer em Cannes.

Na semana que vem prometo completar as minhas dicas.