E-commerce brasileiro cresce 7,4% e fatura R$ 44,4 bilhões em 2016

Relatório Webshoppers aponta que esse foi o menor crescimento desde 2001; tíquete médio também aumentou

Pinkypills/iStock

O e-commerce brasileiro cresceu em 2016, fechando o ano com faturamento de R$ 44,4 bilhões e incremento de 7,4% - em 2015, o faturamento havia sido de R$ 41,3 bilhões. O tíquete médio também foi maior e registrou alta de 8% na comparação entre os períodos, passando de R$ 388 para R$ 417. Já o número de pedidos permaneceu estável, em 106,3 milhões. Os dados são do 35º Relatório  Webshoppers, divulgado nesta quinta-feira (16) pela Ebit, empresa que compila informações sobre o varejo eletrônico nacional.

Apesar da alta, este é o menor crescimento do comércio eletrônico brasileiro registrado pelo relatório, que é divulgado desde 2001. Para o CEO da Ebit, Pedro Guasti, no entanto, o resultado pode ser considerado positivo.

"O comércio eletrônico foi um dos poucos setores a andar na contramão da crise econômica. Além dos preços competitivos na comparação com o varejo físico, o e-commerce também foi beneficiado pela expansão do mercado de smartphones, que trouxe uma enorme gama de novos consumidores", diz.

De acordo com o relatório, o número de e-consumidores ativos cresceu 22% na comparação com 2015, de 39,14 milhões para 47,93 milhões. Guasti ressalta ainda o aumento das vendas via dispositivos móveis (tablets e smartphones), que concentraram 21,5% das transações em 2016, ante 12,5% do ano anterior.

O Webshoppers nº 35 aponta ainda que as compras realizadas no comércio eletrônico geraram um ganho econômico de R$ 10,6 bilhões em 2016, relativo à economia de preço e do poder de barganha dos consumidores junto ao varejo físico derivado das buscas na internet. De acordo com Guasti, isso é explicado pelo efeito “ROPO” – Research Online/Purchase Offiline.

 Para 2017, o relatório indica que o e-commerce brasileiro faturará R$ 49,7 bilhões, com crescimento nominal de 12%. Já o tíquete médio deverá expandir 8% e o volume de pedidos, 4%.

A Ebit divulgou também a quarta edição da Pesquisa Cross Border, que avalia o comportamento de compra dos consumidores brasileiros em sites internacionais. Mesmo em um cenário cambial desfavorável, quando o dólar ultrapassou os R$ 4,00 no primeiro trimestre, os brasileiros gastaram US$ 2,4 bilhões em sites de compra internacionais em 2016, alta de 17% ante os US$ 2,02 bilhões registrados em 2015. 

As cinco categorias mais vendidas em 2016, em volume de pedidos, foram:

1) Moda e Acessórios - 13,6%

2) Eletrodomésticos - 13,1%

3) Livros/Assinaturas/Apostilas - 12,2%

4) Saúde/Cosméticos/Perfumaria - 11,2%

5) Telefonia e Celulares - 10,3% 

As cinco categorias mais vendidas, em faturamento, foram:

1) Eletrodomésticos - 23%

2) Telefonia/Celulares - 21%

3) Eletrônicos - 12,4%

4) Informática - 9,5%

5) Casa e Decoração - 7,7%

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