Às vésperas do início da propaganda eleitoral na internet, que ganha ampliação nas redes sociais pela primeira vez na história do Brasil, o Facebook se prepara para anunciar serviço de transparência para seus usuários. Durante evento dedicado às eleições nesta quarta-feira (18), em São Paulo, a rede social uma atualização no serviço que permite a qualquer um a visualização de campanhas ativas que estão sendo promovidas pela página.

Para o período eleitoral, o Facebook pretende criar um histórico das campanhas políticas feitas em páginas de candidatos. A ideia é que todos os anúncios que tiverem marcados como eleitorais ou de cunho político estejam reunidos nesse arquivo. 

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Segundo Deborah Delbart, gerente da área de políticas públicas do Facebook Brasil, a diferença do que já existe é que o usuário verá não somente a peça criativa, ou seja, a arte produzida, mas também o grupo de pessoas que foi impactada por aquele anúncio, informações sobre faixa etária, sexo, geolocalização do público, além do valor aproximado gasto com aquele anúncio. Esse histórico terá prazo de sete anos.

Outra novidade anunciada é o recurso que identifica uma campanha política como tal. O serviço contribui para que o candidato siga as alterações promovidas pela lei eleitoral nº 13.488, de 6 de outubro de 2017. A atualização da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, exige que propagandas impulsionadas na internet sejam visualmente reconhecidas como tal pelos usuários, ou seja, devem ser marcadas como anúncio político. “Acreditamos que quanto mais transparência a gente colocar na plataforma, as pessoas vão tomar decisões mais seguras e responsáveis”, destaca a executiva.

Os novos recursos, bem como outros formatos ainda em teste, estarão disponíveis a partir de 16 de agosto, data estabelecida pela lei eleitoral. A próxima edição impressa do PROPMARK terá reportagem com os desdobramentos e impactos das campanhas eleitorais na internet.