“O jornalismo ainda vive e vive muito bem”. A frase é da jornalista especializada em economia e finanças Mara Luquet, que acaba de lançar no YouTube, junto com o publicitário Antonio Tabet (fundador dos canais Porta dos Fundos e Desimpedidos), com a participação de um grupo de cerca de 30 jornalistas, o canal de jornalismo My News. O primeiro patrocínio fechado é da Genial Investimentos, plataforma digital do grupo Brasil Plural.

Mara diz que a importância do projeto é mostrar novos caminhos e “trazer oxigênio” para o mercado, mostrando que a tecnologia é uma grande aliada do jornalismo.

“O que a gente vê pelos cortes que vem sendo feitos nos últimos anos no jornalismo, parece que a tecnologia é ruim para o jornalismo. Não é. Agora, nós temos os meios de produção. Então um grupo de 30 jornalistas se uniram e resolveram montar um canal de notícias. Precisamos ter o conteúdo, isso é o relevante. E vale ouro hoje em dia”, observa a jornalista.

Ela conta que foi desafiador conseguir o primeiro patrocínio, pois muitas empresas ainda estão habituadas a investir nas mídias tradicionais, pelo menos para este tipo de produto. Segundo ela, a Genial está desbravando o universo digital, e por isso se interessou no patrocínio.

“A parceria do Google também é muito importante. Os estúdios do YouTube são de altíssima tecnologia, material de primeira. Não temos equipamentos, vamos entrar com o conteúdo”, diz.

Uma das contrapartidas do patrocínio é um branded content: o programa “Economia é Genial”, focado em educação financeira. “Educação financeira é um dos principais pilares da Genial Investimentos e vemos que as mídias não tradicionais ocupam um papel cada vez mais relevante como fonte de informação para nosso público. Queremos nos associar a boas iniciativas que entreguem conteúdo de qualidade. O lançamento do canal se mostrou a oportunidade perfeita para expandir nossa atuação nas redes sociais”, diz o CEO da Genial Investimentos, Evandro Pereira.

Os vídeos do programa “Economia é Genial” serão disponibilizados no canal semanalmente, com a jornalista abordando tópicos sobre finanças e investimentos pessoais de modo prático para os investidores que buscam aprender e se manter bem informados sobre esse universo. O primeiro foi ao ar na quinta-feira (15), às 20h30.

A ideia de Mara é que o grupo chegue a 50 jornalistas. A grade começou com três programas: o Segunda Chamada (segunda-feira, 20h30), O Economia é Genial (quintas) e  É pessoal, apresentado pela jornalista Thais Heredia (sextas, 20h30).

O canal também produzirá diariamente vídeos de um minuto, em que cada jornalista/comentarista trará uma novidade do setor que cobre. Entre os demais nomes envolvidos estão Cristina Serra, Mariliz Pereira Jorge, Daniela Braun, entre outros.

Assista ao primeiro programa Segunda Chamada: