A quinta edição do Hackaton Globo aconteceu neste fim de semana (20 e 21 de abril) na casa do Big Brother Brasil, teve recorde de inscritos (30% a mais) e novidades em sua dinâmica.  A iniciativa foi criada há cinco anos como parte de um pacote de experiências para relacionamento com a comunidade de tecnologia.

Com novas metodologias de avaliação dos projetos e processos de mentoria realizada em parceria com a plataforma Shawee,  especializada em maratonas hackers, os participantes tiveram novos desafios. Depois de 35 horas de programação e do pitching final, o júri formado por executivos da Globo e da comunidade de tecnologia anunciou o resultado no domingo (21).

Os 13 grupos multidisciplinares, compostos por dois desenvolvedores, um especialista em negócios e um designer, foram recebidos sábado (20) por Tiago Leifert na casa do BBB e criaram protótipos sobre sete temas: Operações comerciais (Como adequar conteúdo do anunciante ao conteúdo Globo em todas as plataformas), Marketing (Como mensurar o retorno do investimento dos anunciantes de maneira assertiva, em diferentes meios como digital e TV), Digital (Como melhorar a experiência de cadastro na Globo Digital), Globo Internacional (Como adequar obras internacionais da Globo à audiência local),  Gshow (Como gerar e interpretar dados estratégicos com os conteúdos de entretenimento da Globo), Esporte (Como utilizar, da melhor maneira possível, os dados gerados pelo Cartola FC) e Esporte (Como aplicar novas tecnologias ao consumo de vídeo).

O vencedor foi a Resenha Futebol Clube, desenvolvida para gerar engajamento no fantasy game Cartola FC, permitindo interações dentro do jogo. Os integrantes do grupo ganharam uma viagem ao Vale do Silício.  Em segundo lugar, ficou a plataforma GFlow, criada para aproximar o público dos anunciantes, alocando publicidade automaticamente, através de inteligência artificial. E, em terceiro, Globo Rewards, uma ferramenta de analytics para geração de métricas off-line que cria recompensas para o público a partir do contato com as marcas dos anunciantes.

“O Hackathon é um formato atual, que nos permite trocar e ouvir as ideias da jovem comunidade tecnológica sobre os grandes desafios do nosso negócio, além de ser uma oportunidade para identificarmos novos e bons talentos. Permite, também, uma experiência imersiva em nossa realidade para alguns dos melhores desenvolvedores do país”, afirma Vanessa Pina, diretora de Capital Humano da Globo.

 

“Queremos que esse ambiente que existe aqui na Globo transborde. Nossa rotina é um hackathon todo dia. Temos grandes desafios para resolver, prazos apertados e precisamos atuar com várias equipes diferentes para fazer as entregas. Estamos sempre buscando soluções e vocês viveram um pouco da nossa rotina aqui, condensada em um fim de semana”, disse Paulo Henrique Castro, diretor de Tecnologia de Transmissão e P&D da Globo. Toda a maratona hacker teve cobertura ao vivo do site G1.

https://www.youtube.com/embed/Aoem_-M7P5k