scyther5/iStock

A lista das LinkedIn Top Companies 2019, ranking anual com as 25 principais empresas onde os brasileiros sonham trabalhar, foi divulgada nesta quarta-feira (3).

Esta é a quarta edição da lista, elaborada a partir de dados da plataforma e de ações dos mais de 36 milhões de usuários brasileiros. A lista também [e feita no México, Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Índia, China, Japão e Reino Unido.

Pelo segundo ano consecutivo, o Itaú Unibanco lidera. Em 2019, ele é seguido pelo Santander, em 21º lugar no ano passado. A terceira colocação ficou com a estreante Movile. O setor financeiro esteve em alta na edição deste ano, trazendo também novos nomes como Bradesco, Safra, BTG Pactual e Grupo XP.

No total, 16 empresas figuram pela primeira vez na lista. Duas startups também aparecem: Nubank e Stone, que estavam presentes na lista das LinkedIn Top Startups de 2018, em 1º e 5º lugar, respectivamente.

Na área de tecnologia, além da Movile, de aplicações móveis, a lista de 2019 conta com a centenária IBM, TOTVS e Oracle, especializadas em banco de dados e softwares de gestão, e a Resultados Digitais, focada em marketing digital.

“Nossa classificação baseia-se no que os usuários estão fazendo, e não apenas dizendo, em sua busca por uma carreira de sucesso. Dentre os fatores analisados estão o interesse na empresa, interação com os funcionários da empresa, demanda por vaga e retenção de funcionários”, explica Rafael Kato, editor-chefe do LinkedIn para a América Latina.

O ranking inclui ainda apenas empresas com mais de 500 funcionários; leva em conta ações dos 12 meses encerrados em janeiro de 2019; agrupa as subsidiárias integrais de uma empresa na pontuação final da empresa matriz; e exclui o LinkedIn e sua controladora, a Microsoft, da consideração. Também são excluídos da consideração usuários cuja relação com as empresas seja de meio-período ou terceirizada.

Confira o ranking das LinkedIn Top Companies de 2019 no Brasil:

1. Itaú Unibanco
2. Santander
3. Movile
4. Grupo XP
5. Safra
6. Bayer
7. Raízen
8. IBM
9. Oracle
10. BTG Pactual
11. Resultados Digitais
12. Bradesco
13. Vivo
14. GPA
15. Suzano
16. TOTVS
17. Johnson & Johnson
18. Grupo Heineken
19. Stone Pagamentos
20. Gol Linhas Aéreas Inteligentes
21. brMalls
22. Syngenta
23. Nestlé
24. Nubank
25. AmBev

A lista é elaborada pelo time editorial do LinkedIn e desenvolvida com base em uma análise nas ações dos mais de 610 milhões de usuários e 30 milhões de companhias cadastradas no LinkedIn no mundo, por meio da ferramenta LinkedIn Talent Insights.