Hoje a Lei Maria da Penha completa 12 anos. E se as notícias dos últimas dias sobre casos de violência contra a mulher não são nada animadoras, pelo menos é um alento saber que a iniciativa privada, pelo menos algumas marcas, se interessam pelo assunto. A Magazine Luiza publicou nesta terça-feira um post alusivo à data em sua fanpage.

Além de trocar a imagem de seu avatar, a Lu, que agora segura uma colher, a marca postou um texto falando sobre o assunto com a hashtag #EuMetoAColherSim. “Em briga de marido e mulher, a gente tem que meter a colher SIM! E como hoje é o aniversário da Lei Maria da Penha, eu troquei o meu avatar como símbolo dessa luta. Mais uma vez, aproveito pra pedir: DENUNCIE! Violência contra a mulher é crime! Disque 180! “, diz o texto.

A iniciativa não está descolada do que a empresa já faz. No último Dia da Mulher, por exemplo, a marca fez uma promoção de colheres por R$ 1,80, número que faz referência ao telefone de denúncia. O valor arrecadado com a venda foi destinado à ONG Agência Patrícia Galvão e à rede colaborativa Mete a Colher, que têm como objetivo dar assistência às mulheres que passam por alguma situação de violência doméstica.

Internamente o Magazine Luiza tem uma iniciativa chamada Canal da Mulher, em que as funcionárias da empresa contam com um número para o qual elas podem ligar caso estejam passando por alguma situação de violência. Segundo a companhia, o “serviço” é monitorado também pessoalmente pela Luiza Helena Trajano, a presidente do conselho administrativo da empresa.