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Os anunciantes estão usando mais as mídias sociais, mas viram as taxas de engajamento cair no no último ano, de acordo com o relatório “How Top Brands Are Using Facebook, Twitter and Instagram”, divulgado pela Forrester Research. A pesquisa afirma que mais de 80% das marcas globais postam ativamente no Twitter, Facebook, Google+, LinkedIn e Instagram.

E elas estão fazendo postagens com mais frequência do que antes, com uma média de 6,5 mensagens por marca por semana no Facebook, acima de 6,3 em 2014. No Twitter, os números são de 18,3 e, no Instagram, 4,9 vezes por semana.

O Google+ cresceu marginalmente, de 3,5 mensagens por semana para 3,6. O Pinterest manteve-se inalterada em 9,9, enquanto o LinkedIn caiu de 5,7 para 4,7.

No entanto, Mobile Marketer informou que o Facebook tinha visto algum crescimento na interação com os seguidores sociais das marcas, de 0,07% em 2014 para 0,22% este ano. Mas, em grande parte dos casos, as marcas promoveram posts patrocinados para atingir maior número de pessoas no Facebook.

O Instagram tem tido, de longe, a maior taxa de engajamento, de 2,3%.  Já a ligeira taxa de interação do Twitter caiu mais ainda, de 0,035% para 0,027%, enquanto que no LinkedIn permaneceu em torno de 0,05%.

“Enquanto os profissionais de marketing B2C (Business to Consumer) estão se tornando mais ativos nas redes sociais,  mas seus seguidores parecem não notar essa presença”, disse Nata Elliott, VP da Forrester Research e co-autor do relatório. “Os comerciantes estão trabalhando mais, mas gerando menos repercussão”, concluiu.

*Com informações de Warc