Otimização de sites, links patrocinados, web analytics, SMM (Social Media Marketing) e as últimas tendências do mercado online foram os assuntos abordados durante toda esta terça-feira (04) pelo SMX (Search Marketing Expo), realizado no hotel Unique, em São Paulo. Abrindo o evento, Erica Schmidt, diretora global de pesquisa da Isobar, apresentou cases estrangeiros e falou sobre a importância da integração das mídias para gerar uma comunicação eficiente.

Segundo a executiva, dados da iProspect mostram que 67% das pesquisas online são feitas por usuários que foram impactados em mídias offline; e 40% dos pesquisadores que foram influenciados por mídias offline realizaram compras online. E entre as mídias offline de maior impacto estão TV (37%) e o boca-a-boca (36%). “Offline e display têm que andar juntos”, disse Erica.

 

Anunciantes, como HSBC, Wal-Mart e Natura, também estiveram presentes e contaram sobre ações de search marketing. O HSBC, por exemplo, procura trabalhar com search marketing passivo (links patrocinados) e ativo, como o Twitter. “O search ativo dá duas vezes mais resultado que o passivo”, afirmou Carlos Alves, head digital marketing do HSBC. Já a Natura procura trabalhar com um grupo de palavras fixas e outro de variáveis, este que muda de acordo com a campanha no ar e com a ação de oportunidade.

 

A empresa de cosméticos também aderiu ao Twitter e, segundo Marcio Orlandi Junior, gerente sênior de internet da Natura, já tem 1,5 mil seguidores. “Funciona como outro canal de relacionamento com o consumidor. E está sendo ótimo porque temos muito retorno, os consumidores nos agradecem… é bem bacana”, disse Orlandi Junior.

 

O Wal-Mart, por sua vez, está ativo com o e-commerce no Brasil há 10 meses e não enxerga na comercialização online de produtos asiáticos uma concorrência, mas sim, uma oportunidade. “O Wal-Mart é o maior comprador de produtos chineses. Para nós é uma oportunidade essa comercialização. Claro que qualidade é estratégico em venda online porque senão eu mino as minhas oportunidades. Mas o produto tendo qualidade é um alimento importante para beneficiar meu negócio”, observou Flavio Dias, diretor geral de e-commerce do Wal-Mart.

 

por Maria Fernanda Malozzi