Nem precisa ser do mercado de comunicação para perceber como o comportamento de consumo de conteúdo tem mudado ao longo dos últimos anos. Com o avanço da web, da tecnologia e sobretudo das plataformas de streaming, o público consome o que quer, quando quer e da maneira que quiser.

Para o mercado, a maior mudança é a opção que se abriu para as pessoas, que não são mais obrigadas a ver propaganda. Mas esse ainda parece um assunto longe de ser resolvido com clareza. O maior exemplo disso é que o Netflix passou a testar publicidade entre episódios de um mesmo programa nos Estados Unidos.

De acordo com a apuração do site americano TechCrunch, as propagandas surgem em tela cheia antes de começar uma nova atração, e o seu teor está relacionado com o comportamento do target. Além disso, pelo menos por enquanto, essa comunicação promove apenas produtos que estão no catálogo da própria companhia.

O assunto começou a ser debatido, principalmente nos Estados Unidos quando o usuário Cord Cutters News postou uma reclamação na rede social Reddit: “Netflix me obrigou a ver uma publicidade de Better Call Saul que não dá para passar adiante”.

Em comunicado encaminhado ao veículo americano, a plataforma de streaming explicou o assunto. “Essa é uma iniciativa de teste, como outras centenas conduzidas todo ano pela empresa. Neste caso em particular, estamos testando se as recomendações entre os episódios ajudam os membros a descobrir mais rápido histórias das quais poderão gostar. É importante observar que um assinante pode pular a visualização de vídeo a qualquer momento, se não estiver interessado”, afirmou a empresa.