Neymar vira craque de 1919 em campanha criada pela W+K

Ação para Nike e CBF pretende celebrar 100 anos da primeira conquista da Copa América no Brasil

Divulgação

Para lançar a nova coleção da Seleção Brasileira, inspirada nos 100 anos da primeira conquista da Copa América no país, a Wieden+Kennedy São Paulo, a Nike e a CBF transformaram os jogadores brasileiros Neymar, Philippe Coutinho, Arthur, Cassemiro e Marquinhos em cartões com uma linguagem retro usada nos antigos colecionáveis de diversos esportes.

A campanha resgata o conceito “O TEAM BRASILEIRO”, como a Seleção era chamada em 1919.

“Para celebrar este marco na história do esporte, a Nike se inspirou no centenário da primeira Copa América disputada no Brasil para criar a Coleção da Seleção Brasileira para esta edição do torneio, que retorna novamente ao país. Composta por um uniforme branco comemorativo, itens casuais para o dia-a-dia e um novo uniforme principal, a coleção une o clássico visual retrô do futebol daquela época ao estilo moderno do esporte contemporâneo”, afirma o Diretor de Marketing da Nike, Daniel Paz.

Divulgação

Ilustrações dos jogadores valorizando a estética retrô e um processo de calcografia, impressão em uma matriz de metal, resgataram de maneira fiel cada detalhe presente nos cards históricos. Todos elementos gráficos (tipografia, ícones e números) também foram produzidos usando o mesmo processo, realizado de forma handmade em parceria com o estúdio Black Madre Atelier.

“Fizemos um encontro feliz entre o universo retrô, que a homenagem exigia, sem perder a modernidade que a Nike possui.” diz Bruno Oppido, Head of Art/Diretor de Criação da Wieden+Kennedy São Paulo.

Nessa primeira fase, os cards serão publicados pelos jogadores nos seus canais oficiais, além dos da Nike e da CBF.

A campanha, ainda, contará com visual merchandising em algumas lojas Nike Store e outras execuções ao longo do período de disputa da Copa América.

Em nike.com/oteambrasileiro os torcedores poderão acessar o manifesto, todos os cards e a história completa por trás desse grande lançamento.

Ficha Técnica:

Título: "O Team Brasileiro"

Cliente: Nike

Produto: Futebol – BNT

Ano: 2019

Agência: Wieden+Kennedy São Paulo

Executive Creative Directors: Eduardo Lima e Renato Simões

Creative Directors: Bruno Oppido e Mariana Borga

Head of Art : Bruno Oppido

Copywriter: Adriano Sato

Art Director: Leone Damião

Atendimento: Jorge Papa, Nathalia Assad e Marinna Santos

Planejamento: Fernando Prado, Beatriz Silva

Social: Gabriel Marchi, Igor Rezende

Mídia: Thais Altschuller, Alex Bezerra, Lucas Meira, Tayna Perpetua

Aprovação cliente: Daniel Paz, Daniel Ferreira e Livia Pinheiro

Produtora: Black Madre

Ilustrador : André Maciel

Assistente: Rafael Duque

Atendimento Produtora: Tina Castro / FreeAgent

Fotógrafo Still – Camisas Seleção: Pola Fotografia

Produtora Digital: Joint

Motion Designer : Christian Balzano

Produtor: Thais Bonizzi e Mauricio Junior

Trilha – Produção: Sono Tws

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações