Divulgação

São bilhões de usuários espalhados pelo mundo. Mais de um bilhão de horas assistidas por dia e milhões de canais espalhados. Como decidir o que assistir no Youtube, o maior site de vídeos da internet?

Pensando na resposta, PROPMARK perguntou a profissionais de algumas agências quais os canais prediletos que eles seguiam para inspirar a profissão.

Luciana Haguiara, diretora de criação digital da AlmapBBDO, tem assistido, ao lado da filha, canais sobre filmes e diretores. “Porque ela quer fazer faculdade de cinema”, explica.

Entre os prediletos, estão estes:

Now you see it
Canal sobre como fazer cinema de uma maneira eficaz. No vídeo abaixo, por exemplo, uma breve explicação sobre como quebrar a “quarta parede”.
https://www.youtube.com/embed/JLAaUvsKljc

CineFix
Outro canal com curiosidades sobre cinema. Destaque para a edição primorosa.
https://www.youtube.com/embed/P8A4ivmCCk4

Funny or Die
Um dos canais de humor mais famosos da internet, Funny Or Die possui conteúdos imperdíveis, como o programa “Between Two Ferns”, por exemplo. 
https://www.youtube.com/embed/UnW3xkHxIEQ


Laura Azevedo, diretora de criação da BETC/Havas, também falou sobre seus canais do Youtube prediletos.

Manual do Mundo
“É aquele conteúdo ‘desnecessário-necessário’ que acaba virando assunto com os amigos”, comenta Laura. Um exemplo é o vídeo abaixo, sobre como transformar água em gelo em apenas 1 segundo:
https://www.youtube.com/embed/MKwlNj8cIZw

TV Quase (Choque de Cultura)
O Choque de Cultura foi parar na Globo. Para a diretora, “é o grande canal revelação do momento”. “O mais bacana deles é que quando se assiste, dá a impressão de estar fazendo duas coisas legais ao mesmo tempo: conversando sobre cinema e vendo um programa de humor muito bom”, define.
https://www.youtube.com/embed/4u1w1UnqI0Y

Me Poupe
Segundo Laura, o Me Poupe, da Nathalia Arcuri, tem dupla utilidade: ensina as pessoas a aprenderem de um jeito fácil a lidar com dinheiro, além de ter um quesito de empoderamento feminino, trazendo uma mulher como porta-voz do mundo financeiro. “Quebrar barreiras é sempre incrível”, finaliza.
https://www.youtube.com/embed/4jaWDfTbytA


Luana Azeredo, head de planejamento da FCB Brasil, diz que costuma acessar mais canais de comportamento do que de propaganda e marketing. “Em geral, minhas buscas por insights me levam a canais como os abaixo:

TED ED
Um canal que é uma espécie de extensão do TED, mas com foco em conteúdos sobre educação.
https://www.youtube.com/embed/7SWvDHvWXok

The School Of Life
Uma organização global dedicada a desenvolver inteligência emocional.
https://www.youtube.com/embed/9-4V3HR696k

Tiny Desk Concert
Este Luana assiste para se “divertir”. O conteúdo? Basicamente concertos de bandas e cantores incríveis, em uma mesa bagunçada de escritório.
https://www.youtube.com/embed/ferZnZ0_rSM


Foto: Marcelo Colmenero

Outro que enumerou seus canais prediletos foi Conrado Cotomácio, diretor de criação da Jüssi.

YouTube Advertisers
“É o canal oficial do próprio YouTube que tem um conteúdo muito rico e acadêmico, como por exemplo: How Cognitive Theory Can Help Us Create Better Content. Além disso, o canal realiza cobertura de eventos e fóruns sobre criatividade, propaganda e conteúdo. O canal ainda aborda diversos temas de todas as partes do mundo, fugindo um pouco do universo americano”, diz o diretor.
https://www.youtube.com/embed/uG8hSbCs5y8

Shots of Awe
Jason Silva é, nas palavras de Conrado, “um incrível filósofo creator que fala sobre futurismo, ontological design, expansão de consciência, singularidade, inteligência artificial, cultura e história, entre outros temas”. 
https://www.youtube.com/embed/ZsM5bHf88Cw

Epic Fails – The Ad Show

O canal chamado The Ad Show publica compilados de propagadas e afins, e lá existe um programa chamado Epic Fails. “Ele mostra comerciais terrivelmente ruins. O canal não é atualizado faz tempo, mas tem pérolas magnificas”, afirma.
https://www.youtube.com/embed/dpf-ljCdDqk


Divulgação

Rafael Pitanguy, VP de criação da Y&R, também mostrou para o PROPMARK quais os seus canais prediletos no Youtube.

Every Frame a Painting

O Every Frame a Painting durou uns 3 anos e deixou de existir em 2017. “Mas o conteúdo é atemporal, por tratar de clássicos do cinema e da cultura pop. Logo, tudo continua super atual”, explica Pitanguy.

TV Folha

Segundo o VP, a TV Folha é um exemplo excelente de jornalismo sendo apresentado como conteúdo. “Tem ótimas entrevistas e acaba possibilitando um mergulho mais emocional nas notícias”, analisa. 


Já André França, VP de mídia da WMcCann, consulta os canais citados abaixo “em busca de referências”.

Facebook Business

O Facebook Business dá dicas sobre boas práticas de negócios nas plataformas de Mark Zuckerberg.
https://www.youtube.com/embed/n0JQpZ6L5u8

Google Ads

O canal oficial do Google com dicas oficiais sobre anúncios.
https://www.youtube.com/embed/A4lDKArJxV8

IAB

Outro canal com dicas profissionais, dessa vez, o Interactive Advertising Bureau traz melhores momentos de eventos, trechos de entrevistas e explicações sobre termos técnicos de maneira eficaz.

Talks at Google

Uma espécie de TED do Google, o Talks mostra palestras marcantes feitas nos escritórios da gigante das buscas.