Algumas empresas nativas digitais, sobretudo as fintechs, têm crescido bastante nos últimos tempos e ampliado os seus esforços e investimentos de marketing. Um dos exemplos mais recentes é a RecargaPay, plataforma de pagamento móvel com mais de 10 milhões de carteiras criadas no Brasil. Focada em recargas de celulares pré-pagos e cartões para transportes públicos, a companhia possui escritórios em São Paulo, Miami e Buenos Aires e é uma das referências em transações de mobilidade na América Latina.

O ano de 2018 tem sido histórico para a fintech, que recebeu um aporte de capital de US$ 22 milhões em fevereiro, contratou Renato Camargo como CMO, estabeleceu um departamento de marketing estruturado e, em maio, contratou a REF+ como a sua agência de publicidade. Já em julho, a empresa lançou o seu cartão pré-pago, que em setembro atingiu 10 milhões de downloads no Google Play.

Virada de marketing
Com o trabalho de comunicação ganhando corpo, a empresa passou a trabalhar em uma estratégia 360°, desde o awareness da marca, passando pela aquisição de novos clientes, retenção da atual base e fidelidade. “Durante os oito anos que a RecargaPay existe, o foco foi a construção de uma plataforma sólida, segura e escalável. Pra gente era muito importante ter um produto bem-acabado e livre de falhas pela natureza do serviço que prestamos, que lida com o dinheiro das pessoas, antes de investir em divulgação. Agora, oito anos depois, com um produto bem elaborado e que já é usado por mais 10 milhões de clientes, uma base sólida que gosta e aprova nosso aplicativo, pudemos passar para uma próxima fase do negócio, que é nos mostrar para o mercado”, acredita Renato Camargo.

Para o executivo, o momento pede uma marca forte e bem posicionada, e por isso a escolha de uma agência parceira que pudesse ajudar a refletir em marketing e propaganda tudo o que a companhia quer fazer. “Claro, o foco continua, sempre, sendo o de sustentar a plataforma, lançar novos serviços e cuidar da segurança dos nossos usuários, mas já estamos em um momento em que a solidez da plataforma nos deixa tranquilos para pensarmos em outras coisas”, explica.

A grande estreia
A primeira campanha deste novo momento da fintech conta com uma série de vídeos cujo mote é Bem mais fácil com RecargaPay. O trabalho é assinado pela agência REF+ e o conceito criativo dos 12 minifilmes para YouTube explora os serviços oferecidos pela empresa e as vantagens de cada um deles, criando um ecossistema de pagamentos digitais. “A RecargaPay tem construído uma bela história, conectada com o futuro e com os jovens. E buscamos, nas nossas ideias e filmes, representar esses elementos, com uma linguagem clara, divertida e engajadora para o público da marca”, explica Fernando Calfat, sócio e CMO da REF+.

“No momento, nosso objetivo é contar para todo o mercado quem é a RecargaPay como um todo, tanto para quem não conhece a fintech como para quem conhece somente pelas recargas. Hoje oferecemos diversos serviços além das recargas, como pagamentos de contas de serviços, compra de cartão pré-pago da Uber, compras de créditos para lojas online, carteira digital e cartão pré-pago, entre outros. O nosso foco é dizer que não somos mais só uma empresa de recarga de celular e sim um ecossistema completo de pagamentos”, explica o CMO.

Outros focos
Uma novidade abordada no posicionamento da fintech é o foco no B2B. Grande parte do público-alvo da empresa sempre foi o consumidor final, devido à natureza do serviço oferecido e, até o momento, as ações de expansão e comunicação eram voltadas ao varejo, como as políticas de cupons para amigos e descontos por CPF. No entanto, cinco dos 12 vídeos destacam as vantagens para pequenos empresários e lojistas, como a possibilidade do estabelecimento usar o aplicativo RecargaPay como uma maneira de oferecer recargas de celular, cartão de transporte e pagamento de contas aos clientes com comissão de 5%, e o pagamento por QR Code, solução que será lançada em breve pela fintech.

“A RecargaPay é a única fintech do mercado que oferece os serviços sem nenhuma taxa e ainda dá cashback em todas as transações. O aplicativo é um ecossistema completo de pagamentos que pode ser utilizado tanto pelo consumidor final como pelo lojista, e agora estamos investindo fortemente nessa comunicação”, declara o executivo.

Os outros sete vídeos realçam a facilidade do uso do aplicativo para os serviços oferecidos, que são: recarga de celular e de cartão de transporte, transferência de dinheiro, cartão pré-pago, vales-presentes para lojas online e para corridas com o Uber, e pagamentos de contas. Vale ressaltar que cada uma dessas verticais oferece, também, cashbacks específicos.

“A linha que buscamos foi a de falar a língua do cliente, que é alguém que usa o celular como uma ferramenta para o dia a dia. Novamente, por ser a primeira campanha, é uma oportunidade de testar a linguagem com o próprio consumidor e, a partir dessa, derivar outras campanhas e corrigir rotas”, finaliza Renato.