Maria Eduarda: projeto não é um estágio, é um curso e terá regrasCom o objetivo de treinar jovens talentos que estão saindo das principais universidades de comunicação de São Paulo e aprimorar seus conhecimentos, a DM9DDB lança, em agosto deste ano, o 9º semestre. O nome aproveita a coincidência do “nove”, tão usado pela agência em sua comunicação, com o fato de que os cursos universitários de comunicação vão até o 8º semestre.

“A gente pretende democratizar a inclusão dos formandos no mercado de trabalho. Por enquanto, focando em criação, mas depois vamos estender às outras áreas, como planejamento, mídia e atendimento. Será uma extensão da universidade”, conta Marco Versolato, vice-presidente de criação da agência. “Com o projeto piloto, vamos aprender e aprimorar”, diz.

A primeira turma terá 45 alunos escolhidos entre as seis universidades de São Paulo: Cásper Libero, ESPM, Faap, Mackenzie, Metodista e ECA (USP). “Cada universidade vai ter seu critério de escolha dos alunos indicados. Queremos gente apaixonada por criação. E como é um projeto bem democrático, os alunos poderão estar inclusive fazendo estágio em outras agências”, explica o criativo.

Os quatro pilares do projeto são: democratizar a inclusão de formandos no mercado; preparar talentos em escala; promover renovação no mercado; e dividir conhecimento e aprender a cultura da DM9. “O projeto não é um estágio. É um curso e terá regras, com controle de presença, entrega de material criativo, entre outras”, afirma Maria Eduarda Gordilho Lomanto, diretora de RH. Ao final do projeto, de acordo com a executiva, os destaques serão indicados para contratação na própria DM9, nas agências do Grupo ABC ou, a depender do caso, até em outras agências do mercado.

Os alunos terão palestras e workshops com Versolato e com os diretores de criação Leo Macias, Zico Farina, André Pedroso, Fabio Brandão, Marcelo Páscoa, João Mosterio, Keka Morelle, Rodrigo Zannin e Hector Miranda. O programa é dividido em três módulos, sendo o primeiro de atualização do mercado; o segundo de aprimoramento do conhecimento mais técnico; e, por fim, um módulo mais prático. A previsão é de duas aulas por semana, com duração de duas horas.

Versolato diz que ele e os demais diretores de criação sentiam necessidade de uma formação maior além do programa de estágio, que já está estruturado na agência e faz um rodízio por todas as áreas internas. Já Maria Eduarda, destaca que agora é um projeto maior, “englobando não só a DM9, mas todo o mercado publicitário”. “Queremos continuar com essa missão de ser berço de grandes talentos. Preparar e colocar esses formandos no trilho correto, com visão mais atualizada e conhecimento para que acelere o desenvolvimento dessas pessoas. Eles vão aprender em seis meses o que aprenderiam em seis anos”, afirma Versolato, revelando que em 30 anos de carreira nunca viu algo tão efetivo e focado em disseminar a nova geração como este projeto. A DM9Sul e a DM9Rio também irão participar do projeto no futuro.