Duas das maiores e mais antigas companhias norte-americanas da indústria química, a Dow Chemical e a DuPont, estão em conversas avançadas para negociar uma fusão. A Informação é do jornal New York Times. 

Se concretizada, o negócio entre as empresas será uma das maiores transações em um ano com várias grandes fusões, como a recente compra da Sab Miller pela AB Inbev, que une as duas maiores cervejarias do mundo. 

De acordo com os termos divulgados pelo New York Times, tanto a a Dow Chemical quanto a DuPont estão avaliadas em valores de mercado próximos a US$ 60 bilhões – cada uma. Juntas, as duas companhias formariam a segunda maior companhia química do mundo, atrás apenas da alemã Basf. 

A previsão é que, caso a fusão aconteça, a empresa seja fragmentada em três grandes áreas: química agrícola, produtos especiais e materiais, onde entra produtos como plástico, por exemplo.

Procurada pelo PROPMARK, a DuPont  informou que “a política da empresa não permite comentar sobre especulações de mercado”. Por e-mail, a Dow Chemical também afirmou que “não comenta sobre rumores ou especulações, conforme a política da empresa”.