Aziz Camali e Andrea Gomes: PMEs como laboratóriosHá sete anos, Aziz Camali e Andrea Gomes decidiram sair da construtora em que trabalhavam. Estavam cansados da estrutura engessada de grandes empresas e queriam trabalhar com inovação. A solução foi fundar, juntos, uma agência que unisse o talento de ambos. Apesar da liberdade de um circular pela área do outro, ela assumiu o departamento de negócios e atendimento e ele ficou responsável pela criação. Devido ao networking adquirido, logo conquistaram clientes grandes, mas se defrontaram novamente com as dificuldades de transformar ideias novas em realidade dentro de grandes corporações. Frustrados, concluíram que a única saída era trabalhar com pequenas e médias empresas, nas quais teriam acesso direto a donos e diretores. “Reconstruímos a agência e focamos nas PMEs para satisfazer nossos próprios desejos e os de outras pessoas”, conta Andrea.

Hoje, a empresa, que continua trabalhando com grandes marcas porém em menor escala, coleciona 35 cases de sucesso com operações de menor porte. Cases que os sócios preferem chamar de histórias. Com 12 funcionários fixos, entre publicitários criativos, especialistas em marketing, consultores e economistas que somam conhecimentos e talentos em um departamento único, a DZN desenha estratégias de negócios de acordo com as necessidades e orçamentos de cada cliente, integrando serviços de consultoria e criação. “Existem empresas que são especialistas em pensar a receita e outras contratadas para fazer o bolo. Nós fazemos os dois juntos, pois a festa e o aniversariante são um só”, diz Camali. “O objetivo verdadeiro, no entanto, é criar uma experiência inesquecível para o cliente”, completa o criativo.

O estilo de trabalho, mais aceito nos dias de hoje do que sete anos atrás, vem obtendo sucesso. A agência, que prefere trabalhar com contratos de períodos curtos e demandas contínuas, registrou crescimento de 74% em aprovação de propostas e aumento de 34% no faturamento em relação ao ano anterior. Entre workshops e palestras para grandes companhias como Natura e EcoRodovias, nas quais ajuda a direcionar investimentos e ações com base em análises de inteligência de mercado, a agência experimenta estratégias novas com pequenas e médias empresas por áreas de negócios. Uma delas é a de “extensão de negócios”, em que ensina a metodologia da DZN para consultorias menores e de cidades onde não consegue atuar. “É uma maneira de criar uma rede e aumentar nosso faturamento transmitindo conhecimento. É algo em que acreditamos”, explica Camali.

A outra área de destaque se chama “transformação de histórias”. Neste modelo, a equipe da agência faz uma imersão nos clientes para identificar falhas e potenciais. Em seguida, oferece a consultoria e cria, ela mesmo, os materiais de comunicação que precisam ser feitos para executar as ações planejadas, tudo dentro do mesmo orçamento – exceto serviços como impressão, que precisam ser adquiridos com fornecedores terceirizados.

Segundo José Expedito Jr., fundador e sócio da Nova Sergipe, empresa de gestão imobiliária de Aracaju, a DZN remodelou um negócio que estava encontrando dificuldades para se expandir devido a um diferencial dos sócios: “Eles identificaram as minhas necessidades em cima da minha inquietude e transformaram o meu sonho em parte do sonho deles”, diz.