José Roberto Maluf: oportunidade segmentada de negóciosO Grupo Spring, responsável no Brasil pela revista Rolling Stone, anunciou um novo título para setembro: a Successful Farming, marca especializada em agronegócio e líder do segmento nos Estados Unidos. A chegada da publicação ao país ocorre por meio de uma joint-venture entre a editora brasileira e a Meredith, empresa de mídia que há mais de cem anos publica a revista.

Inicialmente, o conteúdo da Successful Farming estará disponível somente no meio digital, no site www.successfulfarmingbrasil.com.br. A previsão é de que em um ano o conteúdo do título seja ampliado para outros canais. A Spring cuidará das operações da marca no Brasil, incluindo a criação de conteúdo local, publicidade e distribuição – a redação no país será formada por dez profissionais, liderados pela jornalista Darlene Santiago, ex-Dinheiro Rural. Já a Meredith será responsável pelas notícias globais sobre o agronegócio.

“A Successful Farming Brasil vai começar com uma rica plataforma digital, na qual o foco será trazer informações relevantes tanto para os pequenos proprietários de terras agrícolas quanto para os profissionais que administram o agronegócio em grande escala”, declara José Roberto Maluf, presidente do Grupo Spring.

O projeto da Spring é de longo prazo. Iniciar a publicação pelo digital faz parte da estratégia da editora, que se coloca como um player de comunicação multiplataformas, o que permitirá investimentos futuros em uma versão impressa da Successfull Farming.

“Na Spring a abordagem não é apenas impressa ou digital. Trata-se de uma plataforma de comunicação na qual, nesse caso da Successful Farming, optamos por começar pelo digital, mas queremos ir para o impresso em, no máximo, um ano. A Spring acredita que a plataforma revista tem muito a contribuir para o Brasil, em todos os segmentos. Houve uma diminuição de apoio publicitário nessa plataforma, mas os anunciantes já perceberam os resultados que o meio revista proporciona, de forma focada no formador de opinião, no leitor específico e no público em geral”, diz. “Nós acreditamos em jornalismo bem feito e diferentes plataformas para distribuir”, acrescenta Maluf.

Para Scott Mortimer, vice-presidente e publisher do Grupo Meredith Agrimedia, a chegada da Succesfull Farming no Brasil é um acontecimento natural, dada a importância do país dentro do agribusinness – o país é líder global na exportação de aves, carne bovina, soja, café, entre outros produtos do meio agro. “Com uma filosofia enraizada no jornalismo de serviço, e uma longa tradição de oferecer soluções excepcionais para os nossos parceiros do segmento, estamos muito animados para trabalhar com o Grupo Spring para esse projeto”, diz.

De acordo com Maluf, além do conteúdo segmentado, as empresas do setor agro passam a ter, com a chegada do título, um canal para fazer negócios inclusive internacionalmente. “Vamos oferecer aos anunciantes e profissionais de

marketing oportunidades nacionais e segmentadas de comunicação. Muitos dos maiores parceiros de publicidade e marketing de sucesso na agricultura querem fazer negócios no Brasil.”