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O licenciamento de músicas para publicidade, programas de TV, cinema e documentários ainda é um processo burocrático no Brasil. Segundo informações de mercado, pode-se levar até três meses para uma negociação ser concretizada.

Diante dessa dificuldade e com a ideia de facilitar o processo, o empresário José Celso Guida, que atua na indústria fonográfica brasileira, criou uma plataforma chamada CulturaXchange que promete disponibilizar as canções em até 15 dias.

“Quero que a música seja mais disseminada e possa pagar seus criadores e administradores”, diz Guida.“Baixar música na internet é fácil, mas licenciar para filmes e comerciais é difícil. Trouxemos profissionais da indústria fonográfica e grandes agências, unindo know how e tecnologia, o que resultou em uma plataforma muito fácil de usar, que ‘desburocratiza’ todo esse processo”, acrescenta.

Segundo Guida, detentores de direitos autorais como artistas, compositores, escritórios de advocacia, editoras e gravadoras já são parceiros da plataforma, assim como a ABMI (Associação Brasileira de Música Independente). São mais de 12 mil músicas no acervo, entre nacionais e internacionais. Importantes nomes no cenário musical brasileiro como Tim Maia, Martinho da Vila, Jorge Ben, Rita Lee,  Zeca Baleiro, estão no banco de obras e fonogramas da empresa.  

O modelo de negócios da CulturaXchange será o comissionamento com percentual em cima do gerenciamento do processo de negociação entre as partes. “Fazemos tudo, desde encontrar as músicas procuradas pelo usuário, mesmo que não estejam ainda cadastradas em nosso banco de dados, formalizar o acordo negociado e controlar as etapas do contrato, até auxiliar as partes a cumprirem com as obrigações negociadas”, explica Guida. 

Com três meses de atuação, a plataforma já realizou mais de 40 licenciamentos e está em expansão. Um aplicativo também já está sendo desenvolvido para complementar o serviço e abrir uma maior integração do mercado latino com músicas brasileiras. “Estamos trabalhando na tradução das funcionalidades da plataforma para inglês e espanhol. Esperamos em muito breve poder oferecer as facilidades da ferramenta para que nossos colegas latinos se aproximem da música brasileira, como também todo o mercado internacional possa ter acesso ao vasto e conteúdo musical produzido por grandes e pequenos produtores brasileiros”, finaliza Guida.