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O varejo cresceu mais do que o PIB brasileiro na última década. Foi o que afirmou Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, durante o Latam Retail Show 2015, que teve início nesta segunda-feira (24) e vai até o próximo dia 27, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Segundo ele, para que os bons resultados continuem, além de se manter como protagonista, é preciso buscar soluções para enfrentar essa momento de crise. “Temos que olhar para frente e pensar em novas possibilidades, que só são conseguidas, se a companhia conseguir enxergar o próprio negócio.”  De acordo com Rocha, a Riachuelo tem mantido seus investimentos e seu plano de expansão, com ampliação nos centros de distribuição e abertura de novas lojas.  O executivo disse também que a rede tem planos de investir no comércio eletrônico, mas isso só deve acontecer no início de 2017.

Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, também ressaltou a importância de continuar investindo no negócio e não recuar mesmo com a instabilidade da economia. “Abrimos muitas lojas este ano, foram 17 ao todo, sem contar o investimento no nosso centro de distribuição.” Segundo ela, o mais importante para se manter saudável neste cenário é focar suas estratégias em inovação e atendimento. “Hoje, destino 50% do meu tempo para atender os clientes e ouvir o que eles têm para falar.”

O presidente de O Boticário, Artur Grymbaum,  disse que o grupo também não mudou seus planos.  “Este ano, investimos em infraestrutura, abrimos novas lojas, ampliamos nosso centro de distribuição, lançamos outras marcas e entramos em novos segmentos.”  Para ele, quem ganha dinheiro no varejo, em tempo de crise, é quem cria oportunidade e, principalmente, quem consegue fortalecer o tripé do varejo que é o atendimento, qualidade e inovação .

Este ano, o evento trouxe como novidade a reunião dos conteúdos de cinco congressos: 18º Fórum de Varejo da América Latina; 6º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios; 5º Digitailing – Fórum Internacional de Varejo Digital; 4º Redesign – Fórum de Design no Varejo; e 3º Retail Real Estate. Segundo Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral da GS&MD, organizadora do evento, o objetivo de unir todas essas atrações é facilitar a vida do visitante e também  promover o maior evento de varejo da América Latina. Outra novidade presente nesta edição é a Loja do Futuro, que permite que o visitante  pratique a interação entre os mais diversos canais, garantindo  uma experiência completa no omnichannel.  

O Latam Retail Show é patrocinado por Redecard, Amex, Bradesco, Linx Sistemas e Consultoria, Salesforce, Cielo, Apex, APL Logistics, Riachuelo, Neoassist, Genesys, Sebrae Nacional e Motorola.