Luciano DeosA poucos meses do festival Cannes Lions, o mundo todo começa a falar da publicidade e suas tendências. Em março, foi a vez do MENA (Middle East and North Africa) entrar em foco, com a realização do Dubai Lynx 2015, que avalia e premia criações dessas regiões. Mesmo fora da competição por motivos geográficos, o Brasil esteve presente com um representante, Luciano Deos, diretor-presidente do GAD Design, que integrou o júri.

O evento é produzido pelos mesmos organizados do Cannes Lions, com estrutura e padrões semelhantes, mas focado em avaliar somente produções de países do MENA. Em 2015, mais de 20 países tiveram representantes na competição. No júri, Deos era o único brasileiro e avaliou trabalhos da categoria design. “Os trabalhos que podem se inscrever no Dubai Lynx são feitos para a região, que é bem específica, com algumas particularidades. Alguns aspectos chamam a atenção, como o alto nível de organização e o nível dos trabalhos. Estava particularmente curioso para saber o que veria”, conta Deos.

Para o diretor do GAD’, a principal diferença em relação a outros festivais, especificamente na categoria design, foi a quantidade de trabalhos com engajamento social. “É algo muito distante da nossa realidade. É uma região conflituosa. Minha avaliação inicial é de um bom nível dos trabalhos. Não existe mais trabalho amador e diferentes regiões apresentam bons conteúdos. Chamou-me a atenção os trabalhos ligados a ONGs e de cunho social”, lembra ele, que teve apoio de pessoas locais para ajudar a entender o contexto dos trabalhos. “Muito interessante por parte da organização disponibilizar aos jurados esse suporte, pois algumas campanhas produzidas são muito ligadas à cultura local.”

Aspectos como criatividade e inovações digitais também foram levantados como destaque do festival por Deos, que lembra a importância de usar a publicidade a favor de campanhas sociais também em outros países. “No Brasil a gente já não vê tantas criações sociais. As que vi por lá chamaram a atenção.”