“Talvez os termos ‘2015’, ‘no próximo ano’ e ‘ano que vem’ estejam no topo (ou entrando) da lista das palavras mais citadas nos departamentos de marketing. O último trimestre do ano se apresenta e com ele você deve estar preparando o seu plano para o novo ano. É provável que já tenha um pipeline organizado para o seu produto, também amadureceu bastante as questões de distribuição e, apesar dos desafios que a nossa economia apresenta, já tenha também um caminho traçado para o seu preço.

Mas, outra questão que com certeza deve estar nesta mesma lista é ‘qual será a estratégia que você vai adotar no digital para trazer os resultados que a sua empresa precisa?’. O tema comunicação dentro do meio digital tem tirado o sono de muito marketeiro por aí. Porém, ao mesmo tempo em que ela rouba o sono, a internet é uma ótima companheira para os momentos de insônia. Vamos ao roteiro, onde trago cinco passos que podem ajudar a reduzir um pouco este problema.

1 – Aproxime a comunicação digital do seu negócio

Para começar a pensar no digital, não pense em likes, views, shares, comments, CTR, impressões e tantas outras métricas. Pense em como o digital pode ser relevante para atender aos seus objetivos de negócio. Fuja dos lugares-comuns que estão baseados nos milhões de seguidores, curtidas ou visualizações. Veja o digital dentro de um contexto maior e como ele poderá te dar suporte na comunicação com o seu consumidor; como ele vai te ajudar a construir o seu posicionamento de marca ou então a vender mais. Faça com que o digital dialogue mais com o seu objetivo e estratégia de negócio, este é o grande ponto.

2 – Defina a agência que irá te acompanhar nesta jornada

Apesar das constantes mudanças no meio digital, e que serão frequentes, pois isso é inerente ao meio, tenha um parceiro em que você possa confiar. E mais, que seja capaz de fazer a tradução dos seus objetivos de negócio em estratégias dentro do digital. Hoje o digital não permite mais aventuras. Portanto, selecione e desenvolva um relacionamento com uma agência que tenha a competência de traduzir os seus objetivos de negócio em uma boa estratégia, apresentação tática da sua campanha e principalmente capacidade de execução.

3 – Pense em 2015, mas já prepare 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020

É muito comum em nossa indústria que todo mundo saia correndo absurdamente atrás da última novidade. Mas, será que aquela inovação te ajuda a resolver o seu objetivo de negócio? Se sim, vá fundo. Por outro lado, devo dizer que a construção do conhecimento e da relação que a marca pode ter com a sua audiência pode mudar de plataforma para plataforma. Neste caso, se o seu orçamento permitir, é recomendado que você separe uma verba, ou então escolha uma marca que tenha este papel mais exploratório dentro do universo digital.

4 – Entenda que integração é diferente de execução

Sabe aquele filme que você pensou ser sensacional para a TV? Talvez ele não seja tão legal assim para fazer com que o usuário não o pule depois de assistir a cinco segundos no YouTube ou então habilite o som quando no feed de notícias do Facebook. A integração deve acontecer, não pela tática, nem pela execução, mas sim na estratégia. Envolva o pessoal do digital desde o início e busque parceiros capazes de ter este envolvimento. A agência digital pode agregar e muito no processo de construção de uma campanha, seleção de formatos e na concepção do conceito.

5 – Tenha um modelo de gestão claro

O meio digital é passível de constantes mudanças, portanto, desde o início tenha um modelo de gestão. Quais serão os indicadores monitorados, com que frequência, de que maneira estes indicadores têm relação com o seu objetivo de negócio? Isto é imprescindível, pois, tão importante quanto a ideia, é o acompanhamento de sua execução e as tomadas de decisão durante a jornada que devem fazer parte para que, cada vez mais, o time e a organização aprendam sobre como melhorar os seus resultados em termos de negócio no meio do digital.”

*Sócio e diretor de engajamento da Cappuccino Digital