“Eram tempos de Björg Borg e Ivan Lendl quando o meu pai me disse: ‘Filho, jogue tênis. É um esporte incrível e você só precisa de mais uma pessoa para praticar’. Ele estava certo.

Desde então me apaixonei pelas quadras e raquetes, mas casei mesmo com a publicidade. Das quadras, procuro tirar exemplos para alcançar metas e atingir resultados nos negócios.

Com uma contagem estranha que vai de 15 para 30 e depois 40, tie-breaks, top spins e smashs, o tênis não é lá muito fácil de entender a princípio.

A publicidade também tem termos complicados para quem não é do ramo, como briefings, brainstorms, budgets e targets, focus groups, e por aí vai.

Experimente dar uma chance ao tênis e observe que ali está, na verdade, um xadrez com raquetes a 200 km por hora e jogadas inacreditáveis. Parece fácil para quem está de fora. Quem não trabalha com comunicação também pode pensar que o trabalho criativo é baseado no feeling, e é daí que surgem as grandes sacadas (com o perdão do trocadilho).

Em ambos os casos, o que mais importa é treino constante e muito mais transpiração que inspiração.

No tênis, os grandes campeões têm a capacidade de disputar ponto a ponto, não importando se ganharam ou perderam a última jogada. Quem ficar culpando o vento, o sol ou a raquete não terá concentração para seguir em frente.

Nas concorrências entre agências também é assim. Ganhou a conta? Comemore naquele dia. Perdeu? Lamente naquele dia e tire as lições dessa partida. E segue o jogo.

A soma de resultados em diferentes campeonatos dá ao tenista o seu ranking anual na ATP (Association of Tennis Professionals) e a cada ano ele defende os pontos conquistados. Sabe aquele Roland Garros que o Nadal ganhou?

Ele vai ter que ganhar de novo no próximo ano para não cair várias posições no ranking. Com as agências também é assim.

Conquistar um prêmio ou troféu não dá garantia para os desafios seguintes.

No US Open, este ano, tive outra lição, além do prazer em assistir os campeões jogando ao vivo: a organização impecável de um grande evento esportivo.

Um exemplo para quem também se preocupa em apresentar soluções completas em comunicação.

Se tiver a chance, chame um amigo, entre em quadra e veja como este esporte é divertido. Nunca é tarde para aprender (com o) tênis e aplicar seus ensinamentos na comunicação integrada.”

*Sócio e diretor de criação da Giz Propaganda