Os roteiristas José Carvalho e Eduardo Ribeiro se juntaram e, em parceria com as produtoras a O2 e a Gullane lançam em São Paulo o projeto Roteiraria, uma escola para a formação de roteiristas de todos os níveis – iniciantes, avançados e especializados – e contadores de histórias voltados para o mundo publicitário e corporativo.

Divulgação

A coordenadoria pedagógica é de José Carvalho, que leciona cursos de roteiros para profissionais da Globo e em várias produtoras, agências, escolas e faculdades, e escreveu mais de 14 longas-metragens, como O Primeiro Dia, de Walter Salles e Daniela Thomas, Castelo Rá-Tim-Bum, de Cao Hamburguer, e Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini, além da telenovela Xica da Silva, entre outros trabalhos.

No mundo da prática do roteiro, José Cravalho aplica as lições longamente exercitadas no Writers Boot Camp, escola de Jeffrey Gordon, em Los Angeles, na qual iniciou a sua formação como roteirista. É um outro mundo, claro, em que muitos dos alunos são sócios e coprodutores de uma ideia, que já tem comprador garantido.

Segundo o roteirista, nos Estados Unidos as escolas de roteiro mantêm parcerias com o mercado. “Da mesma forma, a Roteiraria pretende ser um balcão, cujos alunos apresentarão seus conteúdos ao mercado, sendo que muitas vezes poderão fazer roteiro por encomenda”.

Daí a escola já nascer com uma forte parceria com a O2 Filmes. Paulo Morelli, cineasta e roteirista-sócio da produtora, afirma que a Roteiraria formará e filtrará os melhores roteiros e roteiristas não somente para a 02, mas para todo o mercado.

“Temos certeza que esta escola formará uma nova geração de roteiristas, que conheçam, trabalhem e falem uma linguagem única e comum”, diz Morelli, que recentemente contratou Zé Carvalho para dar um curso de oito meses na produtora e descreve o aprendizado como transformador na forma de pen- sar e fazer um roteiro. “Ele nos ensinou que a comunicação é uma forma única de poder, nos ensinou métodos para dominar a arte de comunicar. Ele une sociologia, história e filosofia para ensinar dramaturgia de uma maneira única, muito pessoal e com muita consistência”, afirma.

Os alunos da Roteiraria também terão acesso ao Story Touch, um software de dramaturgia criado por Paulo que, em breve, terá um upgrade: o Writer’s Room, um software web que mantém as ferramentas do Story Touch e traz novas funcionalidades, como a “sala de roteiristas”.

“Queremos com esta parceria com a Roteiraria oferecer ao audiovisual brasileiro ferramentas, humanas e técnicas, para melhorar nossos filmes e séries de TV”, afirma Paulo Morelli. A parceria da O2 Filmes com a Roteiraria, que tem sede na Avenida Paulista, já está em andamento, com cursos in house, doctorings e roteiros sendo escritos, incluindo o do filme Marighella, o primeiro sob a direção de Wagner Moura.