A partir dos próximos dias, o mercado da comunicação do marketing no Brasil terá sua atenção voltada para a edição deste ano do Cannes Lions, que já no fim desta semana iniciará seus trabalhos.

A delegação brasileira, formada pelas diversas especialidades de empresários e profissionais do setor, além de muitos estudantes que sonham em vencer nesta sedutora atividade laborial, será menor do que foi em 2016 (para se ter uma ideia, nosso grupo de Young Lions terá metade dos participantes em relação ao ano passado).

É o reflexo de uma crise econômica muito particular nossa, que persiste em se manter provocando um prejuízo inestimável ao país e à grande maioria dos seus cidadãos. A esperança é a de que provoque uma limpeza na atividade política brasileira, o que sinceramente duvidamos.

Haverá, sim, o afastamento de muitos dos atuais militantes de ponta nas esferas do poder. Isso já começou a ocorrer, mas nosso receio é o de que se trata apenas de uma troca de figurantes, nesse teatro do absurdo que diariamente e desde há muito temos assistido nos diversos centros brasileiros, que causaria estupefação ao próprio Ionesco (“Querer ser do seu tempo é estar, já, ultrapassado.”).

O que nos compete, como cidadãos pertencentes a atividades de vanguarda que se entrelaçam, no operoso segmento da comunicação, é basicamente contribuirmos para um deslocamento, na medida do possível, desse terreno minado dos fatos políticos que têm sido a causa do desequilíbrio econômico que afeta todo o país.

Não é tarefa simples, pois sempre seremos consequência das decisões desse mundo que se tornou até certo ponto inacreditável da vida política brasileira.

Mas, os nossos esforços têm de prosseguir se direcionando para a melhoria da qualidade de vida da nossa população, dentre a qual nos incluímos. A fórmula, por enquanto, é continuarmos nosso trabalho, se possível até com mais afinco, afastando-nos dessa terrível chaga em que se transformaram a política e a classe política no Brasil.

Que fique bem claro que não podemos ser contra a política, pois as opções a ela são ainda piores. Mas, sempre que possível, no atual quadro do nosso país, trabalhar cada dia melhor que o anterior, sem jamais cruzarmos os braços para assistir aos seus degradantes espetáculos.

Com esse comportamento da população, ao menos do nosso importante segmento para o bem da sociedade, poderemos obter os chamados resultados causados pela indiferença. Se aos políticos ainda resta um rasgo de dignidade nas suas pretensões, por certo vão se sentir incomodados com a pouca atenção que lhes daremos.

Isso pode favorecer os que já optaram por continuar na malandragem, mas os demais, que acreditamos maioria, refletirão sobre a nossa apatia e suas causas.

Esse deslocamento tende a melhorar o atual estado das coisas. A classe política, por excelência, não resiste ao desprezo do seu eleitorado.

 

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A escolha de 40 empresas e marcas, realizada pelos integrantes da Academia Brasileira de Marketing, presidida pelo consultor de marketing e autor de várias obras sobre o tema, além de colaborador do PROPMARK, Madia de Souza, para representar todos os cases e pessoas jurídicas premiados ao longo das três décadas do Marketing Best, tem merecido elogios do mercado.

Elas são resultado do que de melhor se praticou no marketing nos últimos 30 anos e por isso justamente homenageadas em cerimônia especial a ser realizada na noite de 4 de setembro, no Teatro Santander, em São Paulo.

As formas e formatos de constituição e avanço das empresas vitoriosas têm mudado, e muito, nestas três últimas décadas, mas a obediência às tradicionais fórmulas da prática do bom marketing é um elo comum entre elas.

Os convidados especiais para a noite de consagração histórica desses vencedores vão constatar a importância dessa pertinência do marketing nas suas trajetórias, passando por cima de muitas turbulências do mercado.

 

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A cerimônia de entrega do Colunistas Rio 2016/17 ocorrerá nesta terça-feira (13), no Rio Beach Club, na Barra, já com a presença confirmada de 250 publicitários cariocas.

Além da entrega dos prêmios aos trabalhos das agências e do reconhecimento aos dirigentes e profissionais que mais se destacaram no período, haverá uma homenagem especial a Jomar Pereira da Silva Roscoe e a Armando Strozenberg, que receberão o Prêmio Contribuição Profissional, em reconhecimento ao desempenho de ambos pelo mercado ao longo das suas carreiras.

 

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Um dos projetos guardados a sete chaves pelo prefeito João Doria consiste em alterar para melhor a Lei Cidade Limpa, do seu antecessor Gilberto Kassab.

A ideia é permitir que a cidade seja enriquecida, em pontos estratégicos, por modernos luminosos, a exemplo do que ocorre em Nova York, dando uma cara nova e festiva a esses locais.

Nada se parecerá com os abusos que provocaram a Lei Cidade Limpa, que foi muito além da profilaxia então desejada, vitimando gregos e troianos, fechando inúmeras empresas responsáveis pelos extintos outdoors.

O cerne do projeto em gestação reside em se replicar painéis consagrados em grandes metrópoles do planeta, sempre com o cuidado de valorizarem o meio ambiente.

 

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A equipe de jornalistas que cobrirá o Cannes Lions para os leitores do PROPMARK impresso e online será chefiada por este editorialista e contará com o trabalho full time dos jornalistas Kelly Dores, Claudia Penteado, Paulo Macedo, Alisson Fernández e Alê Oliveira.

Com desembarque em Cannes previsto para o próximo dia 15, nesse mesmo dia, pelo online, nossos leitores receberão as primeiras notícias diretamente da cidade-sede do festival.

 

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Este Editorial é em homenagem a Eduardo Simon, jovem presidente da DPZ&T e expoente da nova geração de dirigentes de agências que atuam no mercado brasileiro. Sua gestão tem conferido à DPZ&T o mesmo status empresarial que consagrou a antiga DPZ, mantendo o celebrado glamour.

Armando Ferrentini é presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda