Alê Oliveira

Ser jurado no Cannes Lions realmente foi uma experiência única. Imagine que você chega neste lugar paradisíaco com praias maravilhosas, restaurantes espetaculares, passeios deslumbrantes e se tranca em uma sala com paredes pretas, sem janelas e com pessoas que você não conhece durante quatro dias.  E acha isso o máximo!!!

De um total de mais de 3.000 cases inscritos na categoria de Brand Experience & Activation, pude ter contato com trabalhos de diferentes segmentos e principalmente de realidades distintas, o que  foi muito produtivo.

Um ponto que me chamou a atenção é como o live marketing e principalmente o experiential marketing estão integrados com digital, social, inteligência artificial e realidade aumentada. Esta total integração enriquece a experiência do consumidor, fideliza a marca e gera compartilhamento. A maioria dos trabalhos utilizaram algumas destas tecnologias muito bem quando se trata de integração entre o mundo off e on line. Até porque todos nós sabemos que não existem barreiras.

Durante alguns work lunch perguntei para jurados que estavam na mesma mesa, como funcionava esta integração na realidade do dia a dia nas áreas de marketing dos clientes. Todos sem exceção disseram que seus clientes tiveram que alterar processos internos, pois a velocidade da oferta de tecnologia era tão veloz que se as áreas de comunicação continuassem sem integração seria impossível de aproveitar tudo que é oferecido atualmente. Interessante.

Muito prazeroso descobrir a criatividade de países completamente fora do meu radar, como Romênia e Nova Zelândia. Cases muito interessantes como uma corrida online com um carro real x avatares em real time para demonstrar a incrível velocidade do 5G.

Ver como o assunto sobre bullying foi abordado por varios países nas mais diversas subcategorias. Um problema, infelizmente, presente no mundo todo, me trouxe um senso que devemos utilizar nosso talento para campanhas pro bono.

Discutir com os outros jurados de uma maneira saudável e construtiva sobre a efetividade e pertinência das peças inscritas foi uma experiência única. Debates de alto nível com perspectivas diferentes enriqueceu muito o julgamento das peças.

Nos poucos momentos livres, visitar e experienciar os espaços de empresas como Google, Facebook, Spotify foi incrível.

Enfim, ter tido a oportunidade de viver esta experiência é um asset que levarei comigo por toda a vida profissional.

De aprendizado fica que a boa ideia não tem nacionalidade. Ela funciona em qualquer país, para qualquer pessoa e em qualquer idioma. Tem que ser pertinente, eficaz e realmente tocar o coração das pessoas.

 Fernando Guntovich é CEO da The Group