A valorização do esporte é uma das principais estratégias do Itaú Unibanco, ao lado da educação, cultura e mobilidade urbana. Segundo o banco, é assim que a empresa crê na construção “perene da cidadania, em uma sociedade em plena transformação”. O envolvimento do banco com o futebol começou há mais de 20 anos, com o patrocínio da transmissão pela TV dos jogos do Campeonato Brasileiro, Eliminatórias da Copa do Mundo, amistosos da seleção brasileira e Copa do Brasil, entre outras.

Em outubro de 2008, essa atuação ganhou reforço quando o Itaú passou a ser o patrocinador oficial da seleção brasileira de futebol, feminina e masculina, em todas as suas categorias. Em abril de 2009, tornou-se a primeira empresa brasileira a assinar o contrato de patrocínio da Copa do Mundo.

E, pela primeira vez, em 2017, patrocinou o Go Cup, torneio de futebol infantil da América Latina, realizado em abril, que reuniu mais de três mil atletas de seis a 12 anos de escolas privadas e públicas de 13 países do continente. Com a participação de 17 estados, o campeonato teve o objetivo de promover a troca cultural e a mensagem de igualdade entre as crianças. E às vésperas do início da Copa da Rússia, o Itaú deu início no último dia 4 à veiculação de uma campanha, assinada pela Africa, que traz o que o banco chama de a música da seleção brasileira. Só que é uma nova versão de Mostra tua força Brasil. Anitta, Thiaguinho e Fabio Brazza interpretam a canção considerada hino de 2014.

 

Com os novos intérpretes, a campanha busca atualizar a canção misturando três gêneros musicais, que devem atender aos diversos gostos dos brasileiros. A nova letra foi composta pelo rapper Fabio Brazza, que tem participação ativa no universo do futebol. Entretanto, mesmo com a renovação, foi mantido o refrão de 2014.

Com a releitura, a campanha dá sequência à estratégia do Itaú de apoiar a seleção e unir a torcida brasileira. “Mostra tua força Brasil não era apenas um jingle publicitário, se tornou o hino da torcida em 2014. Fizemos uma pesquisa e vimos que, quatro anos depois, 45% das pessoas ainda se lembravam da música. Por isso, precisávamos dela na nossa estratégia para envolver e voltar a emocionar a torcida brasileira à medida que o torneio se aproxima. Anitta, Brazza e Thiaguinho se completam e trazem uma versão ainda mais empolgante e atual”, explica Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco.

“Além da mistura de ritmos, de ser para cima, de ter energia e muita celebração, como um filme desses pede, a música deste ano vem com a letra carregada de valores – pregando que a união do Brasil, que acontece naturalmente durante o torneio, pode e deve durar depois que ele terminar”, afirma Otavio Schiavon, diretor-executivo de criação da Africa.

Os arranjos e a produção musical são da Loud e de Dudu Borges. A música original tem composição de Simoninha e Jairzinho e foi interpretada, há quatro anos, por Paulo Miklos e Fernanda Takai. Anitta, Thiaguinho e Brazza não são os únicos a dar voz à música: dezenas de amigos famosos dos artistas do trio, entre atores, cantores e influenciadores, vão postar e compartilhar a música. Alguns até criarão as próprias versões e coreografias, que devem ser reveladas nos próximos dias.

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