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No encerramento do Ebap 2015, a Abap anunciou para ainda este ano a entrega, para agências, anunciantes e veículos de todo o país, do estudo “As mídias de massa e a força das marcas”, realizado, por encomenda da entidade, pelo Grupo Consultores. O objetivo da pesquisa, já com resultados parciais, é analisar a correlação entre o volume de investimento publicitário, a qualidade desse investimento e os resultados em termos de geração de negócios e construção das marcas.

O estudo foi feito a partir da associação de dados de pesquisas divulgadas no Brasil em relação ao ano de 2014. O registro dos investimentos em mídia utilizados pelos maiores anunciantes, por exemplo, foi feito a partir do Ibope Monitor, da Kantar Ibope Media. Já os dois rankings de marca utilizados foram os da Interbrand e o da BrandZ, ambos referentes apenas a marcas de empresas sediadas no Brasil. Por fim, o ranking de recall utilizado foi o Top of Mind, da Folha de S.Paulo. Além desses estudos, foram utilizados dados do próprio Grupo Consultores, obtidos através de pesquisas feitas com dirigentes de marketing sobre as empresas e campanhas mais admiradas dos últimos dois anos.

Ao cruzar os dados, a pesquisa chega a uma fórmula: “volume x qualidade = valor”. Segundo Graziela Di Giorgi, diretora do Grupo Consultores, a multiplicação de um certo volume de publicidade por seu padrão de qualidade resulta no valor que a publicidade adiciona para a construção da força de uma marca. Em resumo, o estudo afirma que para se aumentar o valor da marca é preciso investir em volume e qualidade da publicidade, aumentando um dos fatores quando o outro é baixo.