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O Lide (Grupo de Líderes Empresariais), presidido por João Doria; a Editora Referência (por meio do jornal propmark e das revistas Marketing e Propaganda), liderada por Armando Ferrentini; e o jornalista Adonis Alonso realizam o 6º Fórum de Marketing Empresarial, entre os dias 14 e 16 de agosto. A estimativa é reunir 300 líderes do setor, entre dirigentes empresariais e diretores dos maiores anunciantes do país, além de publicitários e líderes de veículos de comunicação, no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP).

Com uma intensa programação, as palestras tem como tema principal a busca de soluções para a crise. Esse é o quarto ano em que o evento discute a crise, explica João Dória. “Situações de crise são importantes para que os empresários exerçam sua criatividade e identifiquem novos nichos de mercado. A pior solução para uma crise é abandonar o seu poder de luta e encolher ou desistir de lutar. Por isso, usar inovação e criatividade, trocando experiências e encontrando soluções, vai deixar os negócios mais enxutos, eficientes, focados e produtivos”, destaca ele.

O poder das mídias sociais e a importância do marketing em tempos de crise norteam os debates do evento. Estarão presentes CEOs e empresas de renome, sendo essa uma oportunidade de alinhar expectativas para perceber que os problemas são comuns e que os concorrentes também os estão enfrentando.

Segundo Armando Ferrentini, o fórum tem disseminado, junto aos empresários e seus principais assessores, a força da ideologia do marketing. “A apresentação de cases vitoriosos, as palestras sobre o marketing e suas teorias, e até mesmo um certo academicismo que recai sobre o tema, não se completam sem os debates e as discussões que o fórum tem provocado. É aí que surgem as respostas que todos esperamos. Como toda disciplina de mercado, não basta o como fazer. Há que se ter resultados, sempre que possível, do que está sendo feito.”

A apresentação de inovações e cases responsáveis pelo incremento do negócio ou que se tornaram soluções para crises emergenciais de determinados setores é o canal direto de comunicação entre os participantes. “Para o mercado brasileiro, o evento é uma tribuna onde se levantam as questões mais sérias e atuais do mercado.”

Cinco palestras e debates promovem as discussões ao longo do encontro. “Com esse evento, possibilitamos oportunidades de novos negócios e reconhecimento de bons trabalhos do mercado”, ressalta Vivian Salaro, diretora-geral de projetos do Grupo Doria.

Outra atração do fórum é o lançamento da revista Marketing Empresarial, que também está em sua sexta edição. Bia Cruz, diretora-geral de publicidade do Grupo Doria, destaca que a publicação é uma apresentação de tendências e novidades para anunciantes e agências. “Abordamos a importância das marcas no posicionamento das empresas, seguindo os temas do evento, que são inovação e criatividade.”

“Nesta edição da revista, destacamos alguns dos cases de maior sucesso e falamos de tendências para o marketing. As revistas circularam para o mailing do Lide, com tiragem de 40 mil exemplares para todo o Brasil. Fizemos, também, matérias especiais sobre os premiados no Prêmio Lide de Marketing”, destaca Bia.

O Prêmio Lide de Marketing já é esperado por todo o mercado, pois destaca os trabalhos de relevância do setor. Neste ano, a premiação acontece no sábado (15), com cerimônia especial que homenageia destaques de 12 categorias: Digital; Entretenimento; Esportivo; Inovação; Institucional; de Produto; Promocional; Turismo; Varejo e Marketing do Bem. A premiação contempla ainda duas categorias especiais, o Dirigente Empresarial e a Empresa do Ano. Ao todo, são 36 premiados (confira lista abaixo).

Como parte da programação, três grandes nomes da publicidade brasileira receberão celebrações especiais: Luiz Lara, Celso Loducca e Júlio Ribeiro.

Formado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), Luiz Lara iniciou sua carreira na AlmapBBDO, onde foi sócio da empresa Almap Produções. Anos mais tarde, em 1988, criou a sua primeira agência de publicidade: Lara/Stalimir e, em 1992, fundou a Lew’Lara, com Jaques Lewkowicz. Lara tem trabalhado como profissional de planejamento estratégico e desenvolvendo cases de comunicação para grandes anunciantes. Em 2003, foi premiado como Publicitário do Ano no Prêmio Colunistas. Em 2014, lançou o livro “Não vai mudar nada na sua vida, mas é para melhor”, ao lado de Lewkowicz, onde narram a trajetória dos sócios e alguns cases de sucesso da agência.

Celso Loducca passou por agências como Young & Rubicam, Talent, W/Brasil e FCB Brasil antes de fundar, em 1995, a Lowe Loducca, hoje Loducca. Além de presidente da agência, é também diretor de criação, onde teve a oportunidade de criar campanhas marcantes como “Os nossos japoneses são mais criativos”, para a Semp Toshiba. Loducca também é sócio da Casa do Saber, centro de disseminação de conhecimento que oferece acesso à produção cultural. Já conquistou importantes prêmios nos principais festivais, como o de Cannes, Clio Awards, Fiap, entre outros.

Em 1971, Júlio Ribeiro já tinha uma carreira sólida ao ser eleito Publicitário do Ano no Prêmio Colunistas. Mas foi em 1980 que fundou a agência Talent, hoje uma das maiores agências do Brasil. Em 2013, vendeu a totalidade de suas ações ao Publicis Groupe e, em 2014, anunciou oficialmente sua saída da Talent.