Divulgação

A Black Friday aconteceu no último dia 25 de novembro e movimentou o varejo nacional. Na semana que antecipou a data, o PROPMARK online fez uma pesquisa para saber quais as expectativas dos consumidores em relação às vendas, levando em consideração a crise econômica vivida pelo Brasil.

De acordo com a enquete, 33,93% dos consumidores acharam que o resultado seria negativo pela fama negativa que o Brasil conquistou ao aplicativos falsos descontos em edições anteriores, fazendo a data perder a credibilidade. Por outro lado, 27,68% afirmou que sim, a indústria estava com grandes estoques e essa seria uma boa oportunidade para fazer bons descontos e aumentar as vendas.

A parcela de 25,89% acredita que não, o brasileiro está sem dinheiro e as pesquisas já mostraram que as compras seriam menores neste ano e, por isso, poucas pessoas comprariam na data. A minoria (12,50%) opinou positivamente, dizendo que a confiança do consumidor estava maior, porque ele aprendeu a fiscalizar e estava mais atento para realizar, principalmente, as compras online.