O Facebook anunciou a abertura de inscrições para o Facebook Awards 2016, que celebra os melhores trabalhos criativos que são compartilhados na plataforma. A iniciativa ganha relevância ano a ano a medida que as empresas passam a usar cada vez mais o Facebook e o Instagram para se conectarem com seus públicos e contarem suas histórias.   

Com o aumento da participação de trabalhos criados fora dos Estados Unidos, o Facebook decidiu internacionalizar ainda mais a premiação. Uma das novidades este ano é a criação de categorias regionais. Serão contemplados os melhores de Ásia-Pacífico”, Europa, Oriente Médio e Ásia”, América Latina e América do Norte. 

Além disso, pela primeira vez, o Facebook Awards vai reconhecer campanhas de pequenos negócios que tiveram resultados efetivos e surpreendentes. Os ganhadores nessa categoria também vão receber créditos para anúncios no Facebook. 

 O Facebook Awards conta as seguintes categorias para ajudar a escolher os melhores trabalhos criativos: 

Melhor uso da família de marcas do Facebook: premia o conceito de campanha mais criativa, original e bem executada no Facebook e/ou no Instagram. Por exemplo:  Lexus 1000 to 1. 

Inovação: premia as campanhas que não são apenas criativas, mas que também engajam a audiência de maneira sem precedentes. Por exemplo: GT Ride – Viral Gaming for Kia .

Pequenos negócios: premia aqueles que capturaram a atenção de audiências locais com sucesso e geram resultados com uma forma criativa de pensar sobre Facebook e Instagram. 

Social for good: premiar campanhas de organizações sem fins lucrativos que, de forma criativa, chamaram a atenção e resultaram em uma mudança social usando Facebook ou Instagram. Por exemplo: ALS Ice Bucket Challenge, Kafa. 

Integração: premiar campanhas que criativamente usaram o Facebook como parte de um mix de mídias maior e abrangente. Por exemplo: P&G Always “Like a Girl”.