A Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) deu início nesta terça-feira (11), em um restaurante do Rio de Janeiro, a uma série de encontros que têm como objetivo discutir o modelo de atuação das agências de propaganda. As reuniões (fechadas) preveem dinâmicas baseadas no princípio de Design Thinking e são organizadas pelos Sinapros (Sindicatos das Agências de Propaganda) nos vários estados.

“A proposta é avaliar o modelo de negócios, cuja definição atual passa por uma crise, devido ao cenário de fortes transformações da atividade publicitária, provocadas pelo crescimento do digital”, afirma Gláucio Binder, presidente da entidade. De acordo com ele, as agências querem ser mais eficientes na comunicação com seus clientes, em um contexto no qual é preciso trabalhar com plataformas mais abrangentes do que as mídias tradicionais, como televisão, rádio e jornais, e isso requer um novo modelo que assegure a sustentabilidade da atividade publicitária.

Os workshops, que se iniciam pelo Sinapro do Rio de Janeiro, com a participação das agências locais, se estenderão depois a outros estados, e têm como base os conceitos do Design Thinking.

“O objetivo do workshop é estimular as agências a repensarem sua forma de atuação, num processo de desconstrução do modelo atual para enxergar formatos que garantam a sustentabilidade dos seus negócios hoje e no futuro.”, explica Alexis Pagliarini, superintendente da Fenapro.

O trabalho será conduzido por Gabriel Coelho, da consultoria Empodere-se. Ao final da série de encontros, serão avaliados os pontos de consenso que podem ser aprovados pelo conjunto dos Sinapros, com a participação da Fenapro, para que haja uma convergência das propostas para um novo modelo de negócios.